SEGUIDORES:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

EU - PROJETO DE DEUS

Como faço uma escultura?  Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário. (Michelangelo)
     O pensamento de Michelangelo nos deixa uma questão muito importante para refletirmos, sobre nossa própria vida! Isso mesmo! Como podemos fazer uma  escultura? Segundo as técnicas do magnífico escultor Michelangelo, isto é relativamente fácil!
     Mas eu me refiro a outra escultura, uma obra prima que você mesmos! Cabe a quem essa importante tarefa de tirar o excesso? Ninguém mais, ninguém menos do que você! Artífice da sua própria vida. Escultor(a) da obra prima que é você. Está em você o poder e a força que o Criador do Universo concedeu para construir algo grandioso!   Todos   os recursos, ferramentas, materiais estão ao seu alcance, primeiro em sua mente e em seu pensamento, depois em suas mãos.
     Agora, comece a analisar o projeto. Sim, o seu projeto. Afinal de contas ao  terminar seu período de “estágio” terrestre, algo você vai ter concluído.
   Quero que você sinta orgulho do que você construiu. E também aproveite cada momento dessa construção. Curta cada pequeno avanço que sua obra der no tempo e no espaço! Agora, um lembrete importante: a escolha quem faz é você.
     Por isso você tem uma responsabilidade muito grande consigo mesmo: como, não se permitir ser aquilo que os outros querem que você seja.  Isso não é rebeldia.  É individualidade!
     Mas é lógico que somos submetidos a algumas regras. São regras, divinas, naturais e outras humanas, para que não fujamos da harmonia, tornando a nossa existência seja plena.
    Somos independentes, até onde aceitarmos a responsabilidade por nós mesmos. Porém muitas vezes acabamos, nos “escravizando” por pessoas, por sentimentos, por idéias, deixando a vida simplesmente escorrer pelo tempo.
     Nunca é tarde para você tomar as rédeas da vida em suas mãos. Definir novos rumos, escolher outras estradas. Não aceite o destino, como algo definitivo, imutável.
    Você é livre. Tem em suas mãos o livre arbítrio, com ele o dever de aceitar as conseqüências, das escolhas. Mas não se amedronte ao assumir sua vida! De ser escultor da sua própria obra de arte.
      É difícil? Sim, com certeza precisa de algumas virtudes, determinação, coragem. Porém, isso também irá proporcionar uma certeza: que no final das contas não sobra ninguém para culpar ou elogiar, por aquilo que você construiu, a não ser você mesmo!
     Finalmente, terá em suas mãos uma verdadeira “Obra Prima”. VOCÊ! Seja então, sua melhor Obra!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

RAZÕES PRA SER FELIZ!!

    Você começou seu dia feliz hoje? Não? Por quê? Alguma razão muito forte ou especial para isso?
    Claro que há momentos em nossa existência que nem tudo está de acordo com aquilo que imaginamos ser o ideal para que tenhamos uma vida Feliz.
    Mas há também muitas razões para sermos felizes. Aliás, temos sempre mais motivos para a felicidade, do que para a tristeza.
    Primeiro, quero que você entenda uma coisa muito importante: ser feliz não é viver uma vida isenta de problemas, sem perdas, sem frustrações. Elas estão presentes em todas as existências.
    A questão central a ser discutida aqui, para ser compreendida é: como nós enfrentamos esses momentos de tristeza? Como reagimos às perdas e às frustrações que são inevitáveis em nossa vida?
    Me acompanhe e me permita lhe mostrar algumas razões, que você tem   para  ser feliz  independente da condição de vida que você tem hoje!
1. Contemple a Beleza do Mundo. A chuva, que em alguns momentos entristece e assusta é fonte da vida em outros momentos. Pense nas criações da natureza: Não há uma criação sequer, que não tenha uma utilidade.
2. Se você estiver com os olhos embaçados pelas lágrimas do momento de tristeza, procures secá-los, e então dirija seu olhar buscando algo de belo, no céu, na terra,   nos homens.
3. Olhar o Belo, muda seu humor. Ser negativista não traz soluções. Apenas agrava nossa visão do ruim.
4. Vamos dar uma chacoalhada agora mesmo nessa situação e buscar uma luz. Imagine a seguinte situação: Num ambiente totalmente escuro. Uma pequena faísca é notada e muda o cenário. Uma pequena vela acessa, dissipa a negritude da escuridão.
5. Outra razão que você tem para ser feliz hoje: o seu poder de perdoar aquela pessoa que de alguma forma magoou você. Que deixou seu coração carregado de ressentimento. Isso lhe tira o sono. Mas lembre-se, se você tirar esse sentimento ruim de dentro do seu coração, vai sentir uma leveza. Com ela abre-se novamente o    espaço para o sorriso, para a felicidade.
6. Outra razão que eu tenho para você é: fuja da agenda e da rotina. Isso mesmo!  Que tal, hoje fazer algo inesperado, encontrar alguém que há muito você não conversa. Marque um almoço com algum amigo que sente falta conversar.
    Bom, deixei aqui algumas dicas sobre razões que você poderia ter para ser feliz.    Se você parar agora e analisar sua vida, vai perceber que o presente que o Criador lhe deu, que é este momento, é uma grande razão para ser feliz.
    Sua vida é uma razão inquestionável para ser FELIZ HOJE! Pense nisso...                             

O QUE É MÚSICA GOSPEL?

   Este artigo é de autoria do eminente musicólogo Rolando de Nassau, e foi publicado na Revista Louvor. Compartilho com vocês, então.
   "Gospel” - Este termo deve ser usado para designar de maneira correta o "gospel hymn", a "gospel song" e a "gospel music", respectivamente, em relação ao hino usado nas campanhas reavivalistas no final do século XIX, à canção religiosa popular, que sucedeu ao cântico de origem folclórica, e à música de entretenimento composta e executada principalmente por músicos negros norte-americanos, com intenção religiosa e ênfase rítmica.
    Os "Jubilee Singers" da Fisk University, de Nashville, Tennessee (USA), a partir de l870, despertaram o interesse internacional pelo "Spiritual", forma de cântico religioso folclórico. Nas décadas de 20 e 30, a preferência das igrejas de negros dirigiu-se para o "Gospel", devido à difusão radiofônica do canto harmonizado de quartetos vocais. Ocorreu o abandono do "Spiritual" tradicional (que continha narrativas bíblicas), em proveito da canção que expressava sentimentos e emoções pessoais; e também do "Gospel Hymn" das campanhas evangelísticas.
   A maioria dos pastores negros rejeitava as canções de Thomas Andrew Dorsey, por considerá-las incompatíveis com o culto divino, mas, dentro de uma década, o gosto das congregações voltou-se para a "gospel song".
   No fim do século XIX, a hinódia batista recebeu a influência do "gospel hymn" (W.B.Bradbury, R.Lowry, W.H.Doane), substituindo o "folk hymn".
   Desde a década de 60, o "gospel" contemporâneo tem-se aproximado ainda mais da música popular norte-americana. Na música de entretenimento, a "gospel music" (música popular de intenção religiosa, executada fora da igreja) expressa-se por meio do "black gospel"/"soul music" e através do "white gospel"/"country music".
Na década de 70, ocorreu a fusão (ou confusão?) da "gospel song" com o "rock-and-roll", a que deram o nome de "gospel rock" (no Brasil traduzido como "rock evangélico"), que tem sido explorado comercialmente por músicos e cantores profissionais no ambiente evangélico.
"Gospel-Rock" - Trata-se, apesar do eufemismo, de música popular de caráter profano; A adjetivação ("gospel"), não retira da forma musical, a sua substância original ("rock"). No Brasil, foi apelidada de "rock evangélico".
   O compositor Mylon Raymond LeFevre (1944- ) foi o pioneiro da fusão da música de "rock" com a letra evangélica. Talvez influenciado por LeFevre, surgiu o "Petra", conjunto vocal que divulgou a canção "God gave the rock-and-roll to you".
   Dizer que o adolescente e o jovem, não convertidos, no balanço do "rock" entendem a letra evangélica, é uma ingenuidade; eles pulsam com a música, mas não entendem o Evangelho (ver:
I Coríntios 2:14).