SEGUIDORES:

terça-feira, 18 de maio de 2010

DICAS PRÁTICAS PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR - PARTE I

Técnica Musical

   É com grande alegria e satisfação que inicio esta série de artigos para os músicos que tocam na igreja. O objetivo desta série de 7 artigos é dar dicas objetivas e funcionais para a melhoria da pratica musical dos ministérios de louvor das igrejas. Os temas são:
1) Técnica musical
2) Estilo (estética)
3) Rearmonização
4) Improvisação
5) Criando ambientes musicais
6) Repertório
7) Pratica de conjunto
  Vamos começar falando sobre Técnica musical:  
  Em todo tipo de criação, seja artística ou cientifica é necessário o desenvolvimento de técnicas para que haja excelência no resultado a ser alcançado. Na música acontece da mesma forma. Técnica é a arte de fazer algo para se chegar a um objetivo (resultado). 
  A definição de técnica é a arte ou método prático aplicado para um determinado assunto. No campo da música, técnica é o conjunto de procedimentos para executar uma obra musical com excelência. Dentro deste tema sobre técnica musical gostaria de dar 3 dicas para haver uma melhora significativa na maneira dos músicos tocarem na igreja.
Dica 1 - Enumere suas qualidades e defeitos:
  É completamente normal ter pontos fracos e outros fortes na técnica musical. Há uma tendência nos músicos na igreja de não expor seus pontos fracos. É impressionante notar como o orgulho entra facilmente através de questões como essa. Todos nós que somos músicos precisamos melhorar tecnicamente em alguma área. Às vezes um músico é muito criativo, improvisador, mas não lê partitura, não tem uma técnica apurada.

Às vezes é o contrário, um músico lê tudo, mas não tem a capacidade de improvisar, ou tocar sem ler. É óbvio que existem vários tipos de músicos, que tocam vários estilos de música mas você precisa nivelar o seu conhecimento e pratica musical. Quando digo nivelar, quero dizer que você precisa aprofundar conhecimentos musicais que ainda são deficitários em você. É imprescindível enumerar suas qualidades e defeitos musicais. Eu sugiro que você faca isso 2 vezes por ano, coloque no papel suas necessidades musicais e a partir dai você pode montar um plano de estudos para melhorar seu desempenho musical.
Dica 2 - Busque métodos para estudar os pontos fracos:
  Como foi dito antes, a técnica diz respeito ao método de se estudar algo para chegar a um resultado. Se você já descobriu os pontos que precisa melhorar musicalmente é necessário buscar métodos relativos a esses assuntos para estudar. Existem diversos métodos para varias áreas no campo musical. Além de podermos classificar os métodos por instrumento, podemos dividir por assunto. Ex: técnicas de blues para piano, método de jazz para instrumentos de sopro, etc.
  O estudo musical é um universo infinito, pois quem deu a criatividade foi Deus. Então para haver melhora musical você precisa estudar com foco. Você precisa ter um objetivo principal no seu instrumento e outros objetivos secundários. Não adianta estudar tudo superficialmente e não se aprofundar em nada. É bem melhor você só tocar um estilo, mas se aprofundar nesse estilo e tocar bem ele ao invés de tentar tocar tudo e não tocar nada bem.

Eu não tenho vergonha em dizer que só toco piano popular e não toco nenhum outro instrumento. Eu preferi investir meu tempo e criatividade na improvisação jazzistica no piano, harmonia funcional, música pop e música worship em geral. Se a pessoa toca bem mais de um instrumento isso é ótimo, mas se ela toca mal mais de um instrumento, seria melhor rever os objetivos e focar em um instrumento principal.
Dica 3 - Não deixe de estudar/tocar o que você já toca bem:
  A memória humana é um universo que ainda necessita ser estudado com mais propriedade, mas já existem estudos que dizem que quanto mais você repete uma ação, ela se registra na memória, e esse registro se manifesta até mesmo na capacidade motora do ser humano. Isto significa que ao continuar tocando o repertório que você já toca bem, acontecera que você tocara com mais fluidez, e a partir dai você ira improvisar e criar novas texturas musicais.
  Muitos músicos em geral me perguntam como é o meu processo de estudo. Eu digo que cada dia que passo sinto que preciso aprender mais. Digo também que a minha maneira de estudar, envolve aprender coisas novas, e ao mesmo tempo estudar aquilo que já sei para não esquecer e para não perder a velocidade, sensibilidade e técnica aprendidas antes.
  Para concluir é bom saber que a técnica musical é necessária para tocarmos melhor e servirmos o ministério de louvor nas igrejas com excelência !!!
Sl. 33:3 “Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte e júbilo.”
_____________________________________________________________________________
Anderson Braga é licenciando da UFRJ, tecladista da Maressa Kowalski e Luiz Arcanjo e produtor musical.