SEGUIDORES:

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Há 261 anos morria Johann Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach (21/03/1685 - 13/07/1750)
Em 21 de março de 1685, em Eisenach, Alemanha, nascia Johann Sebastian Bach, o quarto filho de Johann Ambrosius Bach e sua esposa, Elisabete. O pai de J. S. Bach era "haussman", ou seja, músico da Prefeitura.

Desde Hans Bach até Johann Ambrosius, contam-se sete gerações de uma família ligada à música. Bach pertencia a uma das famílias mais musicais de toda história e no transcurso de quatro gerações precedentes, seus antepassados do sexo masculino estiveram ligados profissionalmente à música. Em certas regiões da Alemanha chegaram-se a designar todos os músicos pelo título genérico: "os Bach". De Veit Bach (?-1619) que tocava cítara, a Johann Sebastian Bach, seguindo-se uma sucessão de trinta e três membros, vinte e sete foram cantores (chefe de coro), organistas, músicos de cidade ou de corte.

O menino Johann Sebastian aos oito anos ingressa na escola de latim de Eisenach, juntamente com seus irmãos Johann Jacob e Johann Nicolas e dois primos, Johann Friedrich e Johann Michael, realizando excelentes progressos no conhecimento da língua latina ao ponto de passar seu irmão Johann Jacob que era três anos mais velho do que ele, demostrando ser um aluno precoce.
Johann Ambrosio, pai de J S Bach
Sua infância é vivida numa atmosfera musical. Em sua cidade natal, a Congregação de São Jorge, dentro do puro cristianismo luterano, tem a alta honra de ouvir dos Bach profunda música religiosa, executada por seu pai, Johann Ambrosius ao violino, por seu irmão mais velho, Johann Christoh ao órgão e J. S. Bach que possuía uma encantadora voz de soprano.

Bach aos nove anos sofre a dor pungente que toda criança experimenta ao perder sua mãe. Logo depois , aos dez anos, seu pai também falece, ocupando-se seu tio e seu irmão Christoph de sua educação musical, inicialmente como menino de coro e, depois, executante de violino, cravo e órgão.

Foi o órgão o instrumento que mais o atraiu desde a infância, tendo sido suas primeiras atividades profissionais exercidas como organista em Arnstadt (1703-1707), em Mühlhausen (1707-1708) e na capela da corte de Saxe-Weimar (1708-1717).

Desejando ouvir os grandes organistas da época, Bach viaja a pé distâncias incomensuráveis (mais de duzentos quilômetros!) por vias primitivas, conforme aconteceu em 1705, visitando Lübeck para conhecer o famigerado organista sueco Dietrich Buxtehude (1637-1707), Mestre de Capela naquela cidade e o mais célebre de toda a Europa, de quem muito aprende como compositor, regente de orquestra e de coro. Mais tarde, após o desenlace da vida material de sua primeira esposa, Bach, aos trinta e seis anos, casa-se com Anna Magdalena, dezesseis anos mais jovem do que ele, de cuja união nasceram treze filhos.

Dos vinte filhos de Bach, dez, na sua infância e juventude, retornaram prematuramente à pátria espiritual. Bach, profundamente religioso, sofria resignadamente a perda dos filhos. Consolava a Magdalena, que perdera sete dos treze filhos, e a si próprio evocando a vida de Lutero, mestre e guia espiritual de ambos, que perdera igualmente uma filha, chamada Magdalena. Embora soubesse ter ela subido para o céu e estar mais feliz do que os pobres mortais que peregrinam nesta Terra, sentia a angústia da ausência da sua querida filha.

Foram quatro os filhos que seguiram a carreira do pai: Wilhelm Friedemann (1710-1784), Carl Philipp Emanuel (1714-1788), Johann Cristian (1735-1782) e Johann Christoph Friederich Bach (1732-1795).
Wilhelm Friedmann Bach - 1710-1794Personalidade instável , dominado pelo alcoolismo. Morreu na pobreza. 
 
Karl Philip Emmanuel Bach - 1714-1788
era conhecido como o Bach de Berlim 


Johann Chistoph Friederich Bach 1732-1795
autor de oratórios e precursor da sinfonia
Johann Christian Bach - 1735 - 1782 Dedicou-se à ópera - ficou conhecido como o Bach inglês. Em Londres certa vez encontrou uma criança muito hábil ao piano, que muito lhe surpreendeu. Era Mozart
Carl Philipp Emanuel foi o filho que mais herdou o gênio musical e o caráter de Bach. Sua obra é vastíssima e preciosa.A respeito de Bach, Carl Philipp fez a seguinte referência numa missiva enviada a Allgemein, seu editor:
"Mas quantas virtudes possuem as obras de meu pai concernentes a instrumentos de teclado! Que vitalidade, que graça de melodias não encontramos nós nessas maravilhosas obras! Que gênio inventivo, que variedade de tons e de estilos, quanto rigor, quanta perfeição! Algumas dessas criações apresentam tantas dificuldades que só mãos de mestre as podem manusear! Dir-se-iam criações esotéricas, só para os grandes iniciados da música. Outras são revestidas de tanta simplicidade que um iniciante no estudo da música as poderia compreender e executar. Quantos artistas da nossa geração sorveram a arte de meu pai, e as futuras gerações buscarão nele a arte musical e o amarão como nós o amamos! Não foi ele o único criador a nos dar o método de bem estudar e bem tocar os instrumentos de teclado? Ele, que possuía profundamente a ciência do contraponto( e mesmo dos seus artifícios ), foi o supremo mestre a nos ensinar a ser servos da Beleza!"

Bach levou ao auge técnicas musicais em suas composições como o contraponto e a fuga. Contraponto é a execução de duas ou mais melodias ao mesmo tempo. Fuga é uma composição na qual diferentes instrumentos repetem a mesma melodia com ligeiras variações. Todos sabemos, naturalmente, o que é melodia, palavra muito comum, cujo significado, no entanto, é difícil de ser precisado com exatidão. Um dicionário musical sugere a seguinte definição: "seqüência de notas, de diferentes sons, organizadas numa dada forma de modo a fazer sentido musical para quem escuta". Contudo, o modo de reagir a uma melodia é questão muito pessoal. Aquilo que faz "sentido musical" para um pode ser inaceitável para outro - a belíssima Sagração da Primavera de Stravinsky que o diga - e o que mostra interessante e até belo para uma pessoa pode deixar uma outra inteiramente indiferente!
Casa onde Bach nasceu. Hoje é um museu de música
Em 1717 ocorreu um grande modificação na vida de Bach, ao ser ele nomeado músico da corte do Príncipe Leopoldo de Köten. Em Weimar, a sua obra era quase totalmente dedicada à música sacra e coral. Em Köten, durante seis anos, produziu ininterruptamente concertos e suítes orquestrais, partitas e sonatas para flauta, violino, viola da gamba e cravo, peças corais ligeiras como a Cantata Camponesa e a Cantata do Café, algumas dúzias de peças para solo de teclado, desde os primeiros vinte e quatro prelúdios e fugas do Cravo Bem Temperado ao vibrante Concerto Italiano e às duas dúzias ou mais de suítes e partitas de grande porte. Em 1723 Bach inicia o período mais importante de sua brilhante carreira, ao ser nomeado Kantor (diretor musical residente) da igreja de São Tomás, em Leipzig.

No final de uma existência prolífera e profícua, Bach é acometido por uma grave deficiência visual. Confiante, submete-se a uma cirurgia. Resignado, aceita sem blasfemar a sua triste situação. Vejamos como Anna Magdalena descreve este lamentável acontecimento:
"Oh! Meu Deus, ainda sinto a angústia desse momento! Todavia, quando chegou a hora de revelar o efeito da operação e a sua total cegueira, Sebastian demostrou extraordinária paciência. Longe de permanecer tão calma como ele, eu chorava ao lado do seu leito. Meu marido pôs a mão na minha cabeça e disse-me: 'Devemos ficar contentes por sofrer um pouco; isso nos aproxima de Nosso Senhor, que tanto sofreu por nós'. Pediu-me depois para ler um livro de Tauler, célebre pregador, o segundo sermão da Epifania, em que havia uma passagem de que se lembrava, e a qual desejava ouvir para consolação dos ouvidos da sua alma, já que não a podia ler para a alegria dos seus olhos. 'Se os olhos da minha cabeça me são arrebatados, é porque Deus, Nosso Senhor e Pai celeste assim o quis por toda a eternidade, e se eles agora me são tirados, e se me torno cego e surdo, é porque assim o quis nosso Pai e Senhor. Não devo então abrir meus olhos e meus ouvidos e agradecer a Deus, que a Sua santa vontade seja cumprida em mim? Por que hei de ficar triste por isso? Assim, perder a vista, a audição, os amigos, a fortuna e tudo aquilo que Deus nos de partinha; tudo deve servir para nos preparar e ajudar na espera da verdadeira paz'. Foi, pois, bruscamente, que tive consciência de que a maior esperança de meu marido era morrer."
Bach, um titã da composição, teve forças para conceber a sua última obra, a Arte da Fuga, antes de alçar o vôo da libertação do vale das sombras para o reino de luz e encontrar o seu amado Jesus.

Momentos antes de sua morte - que nada mais é do que uma porta de acesso à verdadeira vida -, Bach, doente e cego, dita sua derradeira composição: o coral Senhor, eis-mediante do teu trono. Anna Magdalena descreve esta comovente cena nas seguintes palavras:

"Depois de adormecer no leito de morte, exclamou; "Chritoph vai buscar papel; tenho música na cabeça e desejava que a escrevesse para mim. "Estou diante do Teu trono". É a última música que farei neste mundo. Fazei-me um pouco de música, cantai-me alguma coisa de belo sobre a morte, porque a minha hora chegou."
Túmulo de J S Bach
Imediatamente, sua adorada esposa entoou o coral "Todos os homens têm de morrer" sobre o qual Bach havia composto um belíssimo prelúdio. E enquanto cantavam, uma grande paz surgiu no rosto dele. Bach começava a vislumbrar a nova vida. O coral que compôs in extremis dizia:

"Estou diante de teu trono, meu Deus,
inteiramente em Tuas mãos.
Volta para mim a Tua face cheia de piedade
e não me recuses a Tua graça."

E assim, em Leipzig, no dia 28 de julho de 1750, às oito horas e quinze minutos de uma terça-feira morria um dos maiores gênios da música.

Fonte: Projeto Musical

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PARA ONDE VÃO OS CLIPS?

 Dia e noite, pesquisadores investigam os mistérios de nossa existência: a possibilidade de vida em outros planetas, doenças incuráveis, a origem do Sistema Solar, a base genética da vida. Estas são as grandes questões. Mas ao mesmo tempo, alguns pesquisam pequenas questões, como por exemplo: Para onde vão os clips de papel?
     O Lloyd’s Bank of London, por exemplo, acompanhou o destino de 100.000 clips de papel e observou que somente 2.000 foram usados para segurar papéis. O banco disse que 14.163 foram dobrados e torcidos durante conversações telefônicas, 19.143 foram usados como fichas em jogos de cartas, 7.200 como alfinete de roupas, 5.434 tornaram-se palitos de dentes ou cotonetes, 5.308 foram transformados em limpadores de unhas, 3.916 limparam cachimbos e muitas outras coisas e 40.000 vergonhosamente caíram no chão e foram varridos para o lixo.
    É interessante ver que algo tão bem inventado e tão útil possa ser tão mal usado e freqüentemente, pelo menos aparentemente, desperdiçado!
     O que você está fazendo com sua vida? Muitas pessoas estão palitando os dentes ou coçando as orelhas quando Deus definitivamente nos fez para trazermos glória e honra ao seu nome pela vida que vivemos. Que tipo de clips é você? Está sendo usado corretamente para o que foi criado, ou será que já foi para o lixo? Pode ser que você, como clips, nunca tenha realmente sido usado para segurar papel.
     Deus tem um plano para a sua vida! Coloque sua vida nas mãos dele, e pergunte a Ele como você pode ser útil.
     Ele só está esperando a sua autorização para transformar você em uma pessoa nova, e com certeza muito diferente.
"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." Salmo 37.5

Fonte: "Como seguir a Jesus", Bill Jonesm, Ed JUMOC 1995

terça-feira, 26 de julho de 2011

PHARMAKÉIA - O assassino da saúde


CUIDADO! Sua saúde corre perigo!


     Sinopse

    12 milhões de pessoas morrem todos os anos em nossa sociedade devido aos efeitos colaterais de medicamentos prescritos de maneira legal.
     As empresas farmacêuticas são uma indústria que move trilhões de dólares anualmente e promove a doença em vez da saúde, tudo com o intuito de ganhar dinheiro. Nunca na História as pessoas estiveram tão doentes quanto hoje.

    O consumo de remédios aumentou de dois comprimidos em média por pessoa em 1950 a 18 pílulas diárias em 2009.

A morte devido a medicamentos é 10 vezes maior que a causada pelo uso de drogas ilegais. 30% dos pacientes em hospitais estão internados por causa de efeitos colaterais de remédios consumidos.

Este livro expõe um dos maiores inimigos do nosso tempo, o espírito de “Pharmakeia”, que controla a indústria farmacêutica mundial. Milhões de pessoas estão em cativeiro acreditando que a resposta para suas doenças está nos remédios.

     Descubra os propósitos por trás dos grandes fabricantes de medicamentos e seu contexto espiritual. Conheça a origem das enfermidades e como destruí-las com o poder de Jesus Cristo, além de como quebrar os laços com Pharmakeia e com as estruturas erguidas em sua mente e corpo para matá-lo.
Ana Méndez Ferrell é mexicana e atualmente mora em Jacksonville, na Flórida, com seu marido, Emerson Ferrell. Deus a resgatou quanto estava prestes a morrer em decorrência do seu alto envolvimento com o sacerdócio vodu e a chamou para estabelecer um grande exército na Terra com o objetivo de destruir as obras do diabo. Hoje ela é profeta e apóstola e dirige, com o marido, o Voice of The Light Ministries, que treina e equipa guerreiros de Deus em mais de 40 nações, sob a cobertura de Rony Chaves da Costa Rica.
____________________________
Você encontra este livro e outros títulos no site  www.lojadoguerreiro.com.br

PEDAGOGIA DO CORAÇÃO

     A letra cursiva, ou de mão, que se aprendia nos cadernos de caligrafia, será banida em alguns estados americanos por considerarem esta forma de escrever como ultrapassada.  A decisão tem como objetivo padronizar o ensino básico nos Estados Unidos, já que quase toda a acomunicção, nos tempos de hoje, utiliza letrad e forma nos celulares e computadoresNo Brasil, já há defensores da idéia.  Temos a mania de copiar qualquer novidade sem prestar atenção às necessidades e questões fundamentais da educação.
     A letra cursiva, durante séculos, marcava o processo da alfabetização e sinalizava a personalidade da pessoa.  Agora, sob o peso da linguagem digital, perde seu valor.  É importante o argumento de que as crianças não necessitam mais escrever com lápis ou caneta no papel?  Entendo que a pedagogia moderna deveria estar preocupada com questões vitais para uma formação mais humana.
      Sonho com uma pedagogia escolar que se preocupe e queira transmitir valores, formar cidadãos, deixar na lembrança de cada aluno um aprendizado que possa orientá-lo no mundo embrutecido em que vivemos.  Compreendo que nossa época vive um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes, mas o que as crianças e os jovens necessitam é falar de amor, ética, solidariedade, vontade, felicidadeA pedagogia moderna deveria preocupar-se em transmitir conceitos simples e de sabedoria permanente.
      Sensibilizar as novas gerações para as questões éticas e morais não exige materiais caros e sofisticados, mas pede do professor algo que nenhuma tecnologia pode oferecer: o coração aberto.  Nenhuma das atividades voltadas para a maquinização humana dará resultado se o professor não se portar como um mágico, um encantador, um animador das questões fundamentais da vida.

Carlos Alberto Rabaça
Sociólogo e Professor, artigo escrito na sessão "Opinião" do Jornal O Dia, pg.20, dia 19/07/2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TATOO: mais um adorno ou uma porta aberta para a corrupção da alma e do corpo?

  Nestas últimas duas ou três semanas, fiquei impressionada com a inquietação surgida à respeito de piercings e tatuagens. O que está por detrás da moda da sociedade moderna na qual estamos mergulhando?
    Pesquisei sobre o assunto e com a ajuda de um amigo, descobri coisas importantes à respeito do tal "adorno" para o corpo. Mais do que a tatuagem, embora possa ser removido, o piercing é considerado mais agressivo do que a tatoo. Assim como a tatuagem, ele também tem origem nos povos antigos e está ligado à rituais espirituais da Índia, da Indonésia e tribos da África. Foi esquecido na Europa do séc. XX e retornou como "moda" pelo movimento Underground no nosso século. 
     O problema é que, além de ser um ato agressivo para o nosso corpo, ele tem significados espirituais. Ainda que hoje, o piercing está sendo usado como acessório fashion, parte da moda atual, contudo, sua origem não é tão simples.
   Até mesmo os artigos seculares à respeito do piercing, admite seu "sinônimo de agressividade, assim como a tatuagem, ele também é uma tentativa da individualidade, uma tentativa de sair da identidade familiar para a grupal." - revista Galileu. 
   "Fruto do exibicionismo, da loucura ou da simples vontade de se ornamentar, os anéis corporais foram trazidos da cultura underground da costa da Califórnia (USA) e do universo sadomasoquista, por jovens que viram nele uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Outrora os anéis corporais tinham conotações sagradas, dramáticas e classicistas. Para alguns povos primitivos era uma prática clandestina, utilizada tanto para preservar a castidade, como para provocar a estimulação sexual." - Carmem Martin 
    "Nos templos Astecas e Maias, os sacerdotes faziam piercings em suas línguas como parte de um ritual de comunicação com os deuses." - História do Piercing.  
    Um dia desses entrei num site gospel e pesquisei num fórum, a opinião de alguns jovens cristãos, fiquei surpresa ao conferir uma das respostas "não vejo mal algum, Rebeca usava piercing..." - referindo-se ao fato do servo de Abraão presenteá-la com pulseiras e colocar em seu nariz uma argola - Gên. 24:22, 30 e 47. Mas precisamos entender bem isso, para não distorcermos a Palavra do Senhor - o servo de Abraão tinha sido encarregado de encontrar uma esposa para Isaque. Ele pediu à Deus um sinal à respeito daquela que Deus tinha separado para Isaque e o Senhor respondeu conforme ele pediu. Os presentes dados à Rebeca significavam que ela tinha sido escolhida, em especial a argola no nariz, foi usada como símbolo de posse, de domínio. Era como se o servo de Abraão dissesse à todos daquela região "homens, tirem seus olhos desta moça porque à partir de agora, ela pertence a alguém". Logo depois, Labão, irmão de Rebeca, vendo o pendente no nariz dela e as pulseiras em suas mãos, sai imediatamente para saber o que tinha acontecido, para saber quem a tinha escolhido. 
   Confira parte do artigo sobre o piercing, de Breno Amaral: “Todos os Piercings são dedicados a deuses e/ou ídolos regionais e territoriais. A partir do momento que você coloca um Piercing em seu corpo está aberta a porta para atuação demoníaca, mesmo que você não queira ou não saiba que isso vai acontecer. O diabo não está nem um pouco interessado em saber qual é a sua intenção, ele não quer saber se você sabe ou não o significado do que você está fazendo; ele apenas usa suas artimanhas para se apoderar da sua vida." 
  Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizados.
1. O Piercing colocado no nariz significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.

2. O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.

3. O Piercing nas orelhas, muito comum, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e sistema parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.

4. Um dos piercings que estão mais na "moda" é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.

5. O Piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.

6. O Piercing nos órgãos genitais traz como significado principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele traz uma atuação na vida das pessoas que o utilizam.
    Bem, significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que, com certeza, no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. (...) 
   É simples analisarmos tudo isto, basta um pouco de ponderação e perceberemos que não precisamos adotar tudo o que a moda nos oferece.
   Somos separados, uma geração chamada sim para ser extravagante, mas nossa extravagância deve ser expressa à respeito do que nós recebemos do Senhor e do nosso amor por Ele, da nossa busca por Sua santidade. Não necessitamos expressar nossa individualidade e ideais em nosso corpo de forma tão agressiva, afinal, nosso corpo não nos pertence, mas sim ao Senhor. Pense nisso!!
Fontes de Pesquisa:
mocidade@cr.org.br
Revista Galileu (http://galileu.globo.com/)





Piercing, beleza que aprisiona a alma e o espírito - Breno Amaral


sábado, 23 de julho de 2011

O insensato Ministério da Justiça elogia a novela Insensato Coração

     O Insensato Ministério da Justiça elogia a novela Insensato Coração - Mais uma "pisada na bola" que o governo dá, inda pior depois de a Globo transmitir o capítulo onde, diretamente, um personagem gay culpa os pastores pelo desgosto de seus pais novelísticos em ter um filho homossexual. Leia mais no artigo "Ainda tem crente iludido com a Globo", do Pr. Altair Germano e "Coração Insensato de autores da Globo pisa em cristãos outra vez", de Elizeu Antonio Gomes.
     O Ministério da Justiça decidiu manter a classificação indicativa de "Insensato Coração", da Globo, que não é recomendada a menores de 12 anos, porque a trama tem exibido conteúdo de relevância social, principalmente pela valorização e respeito aos direitos homossexuais. 
     A pasta elogiou a novela por expor a realidade de perseguição, discriminação e violência contra o segmento LGBT. O esforço para abordar de forma atenuada os temas violentos e eróticos também foi enaltecido. (Folha de S.Paulo)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

AMIGOS

       
       Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que Ihes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
       A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem  intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
      E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos ! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso Ihes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
      Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas, é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu oro pela vida deles.
      E me envergonho, porque essa minha oração é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...
                                                       
       Se alguma coisa me consome e me envelhece e que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber - que são meus amigos!
      Agente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes 
________________________________________
      Dedico a vocês este louvor que tem como título ELIAS & ELISEU (CD AMIGAS 1 – Fernanda Brum e Eyshila):

        Eu quero te ver voando mais alto do que eu
        Eu quero gerar no teu coração o que há no meu:
        Fogo da glória, da glória de Deus (2x)
                Libero sobre ti mais da unção, mais da visão
                Compartilho com você a capa que Deus me deu
                Assim como Elias e Eliseu...
                transfiro pra você a unção que vem de Deus
                Libero sobre ti mais da unção, mais da visão

              E... para uma amiga distante e especial (RWC)... "Talvez você nem se lembre mais de quantas vezes me telefonou pra contar suas histórias e de quantas vezes te emprestei meu coração... pra chorar contigo, me alegrar com teu sorriso.  Posso declarar o valor que você tem.  Vou orar ao Pai, vou clamar por ti, pedir que o Santo Espírito de Deus esteja sobre a nossa amizade, hoje ressentida. Enquanto houver o sol, seja aqui ou onde for, no momento que você quiser, sempre que a tristeza apertar, conte sempre comigo."  À você dedico VOU TE LEVAR (CD Amigas 1 - Fernanda Brum & Eyshila):
 
Se Deus me acordar de madrugada pra orar por você
 Eu vou nas retas e nas curvas dessa estrada
 Eu faço qualquer pausa pra interceder por você
Pra enxugar suas lágrimas
Agradecer por cada minuto da sua vida
 E pelo dia em que você me escolheu amiga
Vou te levar comigo pra onde quer que eu vá
 Eu vou usar as minhas mãos pra te ajudar a levantar
Quando estiver sofrendo, quando sentir solidão
Eu vou estar em qualquer parte desse mundo, Te levando no meu coração
          Foi  pra isso que Jesus nos chamou
          E através do seu sangue nos reconciliou com Deus
          O amigo de toda a humanidade, aquele que pagou um preço 
           Pela nossa amizade 

A ÁRVORE DE AMIGOS

          Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.           Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
      O primeiro que nasce do broto são os amigos PAI e MÃE. Mostram o que é ter vida. Depois vem a amiga IRMÃ ou o amigo IRMÃO, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
     Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.                                                                         
     Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração... São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz.  
      Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo NAMORADO. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés, nos fazem flutuar.
     Mas também há aqueles AMIGOS POR UM TEMPO, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
      Falando em perto, não podemos esquecer os AMIGOS DISTANTES.  Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.            
     O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
     Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.
     Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... Simplesmente por que: "Cada pessoa que passa em nossa vida é única.  Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os  que não deixaram nada. Esta e a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de  que duas almas não se encontram por acaso".
____________________
      Quero agradecer à minha primeira e melhor amiga, aquela que  primeiro ouviu minhas confidências e desilusões, aquela a quem serei eternamente grata, aquela com quem aprendi a vencer e a ter coragem: minha saudosa Mãe DELAZIR.
     Ao Espírito Santo tão íntimo, tão precioso, tão amável, indispensável, dependo dEle.
     À minha família, minha base, meu tudo.
     Em dias de poucos amigos obrigada meu DEUS pelos amigos que o Senhor proporcionou que os tivesse: os de Infância (Márcia e outros que esqueci os nomes), os dos Colégios (Beatriz, Uiara e Roberto “in memoriam”, Rosinha), os da Igreja (Pr. Edson Murcia de Andrade e Família, Célia, Joel, Sueli, Mariluce, Marli, Ana Lúcia, Mara, Danúbia), os das Férias (Valéria), os da Faculdade (Helena, Cláudia, Profª Nelita, Profª Renato, Profª Lílian), os do Seminário (Salatiel, Roseane, Moacir, Mônica, Cláudia, Mestras Stella Júnia e Denise Borborema), os do Trabalho (Manoel e Rejane, Ofélia, Carlos Alberto, Shirlei,  Marília, Valdécio, Gildete, Tônea, Cláudia, Cláudio, Nasira), os dos locais onde estagiei  (Pr. Fausto e Esposa, Sandra e Família, Adriana  Klein e Família).
     Aos amigos distantes  (Bruna, Thais, Rachell, Ana Lúcia e Beth) que me fazem tanta falta, aos amigos que ainda vou conhecer e outros tão próximos, tão antigos e tão novos que se revelam de tempos em tempos...
   Aos meus alunos e ex-alunos pelos quais tenho um grande carinho, pois são minha inspiração e motivação nesta difícil lida.
    Enfim, à todos que são meus amigos, sem mentiras, sem dúvidas e me amam como eu sou.  Ser amigo é uma decisão eterna.  Aos que esqueci e vão brigar comigo, com certeza, perdoar é coisa de amigo!! Rsrsrsrsrsrsrs

    Dedico a vocês este louvor com muito carinho intitulado VOCÊ MERECE (CD AMIGAS 1 – Fernanda Brum e Eyshila):

                  Cada vez que eu olho pra trás vejo o cuidado de Deus
                  Lembro com carinho o dia em que conheci você
                 Hoje eu te respeito demais, vejo a falta que você faz
                Não demore tanto assim a me procurar, não mandei me conquistar
                Nossa amizade vai invadir as portas da eternidade
                Temos que escolher canções pra cantar pro Senhor
                Não espero perfeição, quero teu amor
                Não abro mão de você, não abro mão de tudo que Deus revelou
                       Você merece espaço em meu coração
                        O meu carinho, a minha comunhão
                        Nossa amizade o Senhor escreveu, nós somos prova do cuidado de Deus
                        Dia e noite eu vou orar por você
                        Estamos em guerra precisamos vencer, eu sinto força ao segurar sua mão
                        E nada mais vai impedir nossa ORAÇÃO!

ORAÇÃO DO AMIGO

               Amigoosssssss!!! Brincadeirinha, heim!!! Rsrsrsrsrsrs.  Embora seja dedicada a uma amiga, também dedico aos meus amigos de infância.  Que saudades de nossas brincadeiras: bulica, corrida de chapinhas, pipa, patinete, corrida de pneus, pique-bandeira, queimado, amarelinha, pés de lata, telefone sem fio, dentre tantas outras.    Dedico à todos vocês a música TEMPOS DE CRIANÇA (CD Amigas 1 - Fernanda Brum e Eyshila):

                    Olho e vejo o tempo que passou
                    E a saudade vem e aperta o coração
                    Quando me lembro dos tempos de criança
                     Lembro com saudades dos verões
                     E dos momentos que marcam todos nós
                    Como eram lindos os tempos de criança
                                Vamos pular corda, brincar de amarelinha
                                 De pique-bandeira, tá contigo, tá comigo, amiga
                                Bons tempos de criança
                                Vem jogar queimado, brincar de esconde-esconde
                               Trocar papel de carta, fazer a comidinha na varanda
                               Bons os tempos de criança
                    Hoje eu sou mãe, você também
                    Mas nem o tempo conseguiu fazer mudar
                    Ainda te vejo com jeito de menina
                    Agradeço a Deus por ter você, minha amiga
                    Estar contigo é um prazer!
                   Muito obrigada pelos tempos de criança!



SAUDADESSSSSSSSSSSSS!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

DESATANDO NÓS...!!

“Que nó precisa ser desatado no seu fazer pedagógico? Qual é o maior dificultador do trabalho em sala de aula?
     Desatamos nós o tempo todo;  uns mais elaborados, outros nem tanto.  Alguns nós, de alta complexidade, foram tramados há tanto tempo e com tanta dedicação, que a tarefa de desatá-los requer um esforço conjunto.
     Às vezes, descobrir a ponta do nó pouco significa no processo, porque o laço é frouxo e, inacreditavelmente, quem deveria se ocupar de manter  o nó sob controle não mostra interesse em fazê-lo.  E se  é verdade que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco...
      Um nó cego não desata.   Depende da paciência e da boa vontade de quem se propõe a desfazê-lo.  Se ao esbarrar no “obstáculo”, optarmos por desfiar queixas intermináveis, culpando sempre o outro e com isso paralisarmos nossa desejável e necessária intervenção, estaremos nos tornando mais que incentivadores:  cúmplices da cegueira.
     Marinheiros são mestres em nós, daí a famosa expressão nó de marinheiro.  São nós validados pela força da instituição e, como é do conhecimento de todos, não há um modelo único de nó.  Para cada ocasião, um tipo.  A experiência de desatá-los é desafiadora e, muitas vezes, nos deixamos abater pelo fracasso eventual de uma ou outra tentativa.  No entanto, devemos insistir – tanto mar, tanto mar...
      E o mar é uma imagem bem apropriada para o nosso fazer pedagógico.  Quem navega, aprende e ensina tanto em mar revolto como em calmaria.  Se  o barco ameaça virar, a gente se agarra, com força e fé, a uma corda.  Nessa hora é imprescindível que essa esteja bem firme, com um nó seguro.  Navegar é preciso, mas viver é preciso.
Profº Antônio Luiz Miranda, mais conhecido como "Toninho"