SEGUIDORES:

domingo, 27 de março de 2011

RELACIONANDO-SE CONSIGO MESMO

"Por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente, por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer: A Nossa Fé."

                                                                                                                                                                               
       Querido(a) leitor(a), para mim é uma alegria muito grande estar mais uma vez em contato com você. Minha oração é para que tudo o que coloco aqui neste espaço abençoe as nossas vidas.
   "O caminho para Deus diz muito mais a respeito de se conhecer a si mesmo do que buscar exaustivamente o conhecimento", disse certa vez o grande teólogo alemão Thomas a Kempis.
       Certa vez Sócrates disse: "Conhece-te a ti mesmo". E o apóstolo Paulo, falando em 1 Co 11.23a sobre a celebração da Santa Ceia, disse: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo...". Em outras palavras: Conheça-se. Descubra como    está a sua vida em relação a você mesmo e à outras pessoas.
      Quantas pessoas realmente se conhecem? Quantas tem um amor próprio saudável? Quantas estão cuidando bem de sua saúde espiritual, emocional e física? Vivemos hoje uma vida de muitas agitações, dedicando-nos ao nosso trabalho, ao nosso cônjuge, aos nossos filhos, aos nossos familiares, aos nossos amigos, ao nosso Deus. Porém, muitas vezes não estamos cuidando de nós mesmos.
      Saiba que você é sua maior ferramenta que ajudará a obter relacionamentos saudáveis com você mesmo, com Deus, com a sua família, com a sua igreja, com os seus amigos e com o seu trabalho. Se você não estiver bem com você mesmo, nada mais poderá estar bem, seja na área física, emocional e espiritual.
      Para que você seja benção e se torne uma pessoa útil em seus relacionamentos, precisa antes de tudo estar bem com você mesmo. Esta foi uma ordenança do próprio Senhor Jesus Cristo. "Ame a Deus em primeiro lugar, e ao seu próximo como você ama a você" (Mc 12.30,31).
      Como está o seu relacionamento? Você tem amado e cuidado de você mesmo? Reflita sobre estas perguntas: na área espiritual, como está o seu relacionamento com Deus? Você tem se relacionado diariamente com Ele? Você tem buscado mais poder através da Palavra do Senhor e da oração? Você tem procurado viver em união com os irmãos em Cristo?
      Na área emocional, como está seu relacionamento com você mesmo e em relação as pessoas de seu convívio? Você tem controlado as suas emoções? Você tem buscado a sabedoria de Deus para resolver os conflitos? Você tem superado mágoas, feridas e traumas do passado?
      Pergunte a você mesmo quais são as atitudes que você precisa tomar para melhorar as áreas de sua vida onde mais tem falhado.
      Em primeiro lugar, ore e peça ao Senhor que Ihe oriente através da Sua Palavra ou através de alguem que possa Ihe ajudar. Em segundo lugar, esforce-se e faça o que estiver ao seu alcance para mudar. Toda mudança tem que começar dentro de nós mesmos.
      Saiba que o ser humano só será motivado a investir em sua vida espiritual, emocional e física a partir do momento em que ele toma a iniciativa de se conhecer melhor, relacionar-se bem consigo mesmo, amando-se e valorizando-se, independente do que Ihe tenha acontecido em sua historia de vida.
      Somente passamos a investir nas áreas de nossa vida quando reconhecemos que somos os autores de nossa própria historia. Quando agimos assim, adquirimos forças para não nos deixarmos levar pelas circunstancias, reconhecemos que a vida é nosso maior tesouro pessoal, procuramos consertar as nossas falhas e nos aprimoramos para fazer mudanças.
     Faça uma análise introspectiva. Pergunte a você mesmo:  Sinto-me realmente feliz do modo como Deus me criou? Sinto-me bem com o meu cônjuge? Com os meus filhos? Com os meus amigos? Com os meus parentes? Com os meus irmãos em Cristo? Com os meus colegas de trabalho? Com os meus lideres? Com meus vizinhos? Será que me sinto realizado com minha sexualidade? Como esta a minha saúde física? Qual foi a última  vez que eu fiz um check-up médico? Eu tenho praticado exercícios físicos com freqüência? Tenho controlado o meu peso? A minha alimentação? O meu sono? As minhas finanças? Será que tenho economizado? Tenho alguma caderneta de poupança? Tenho compartilhado com os mais necessitados? Sou dizimista e ofertante? Tenho sido uma pessoa flexíve! ou irredutíve!?
    Após ler e responder em seu íntimo todas estas perguntas, pare um pouco. Releia-as. Anote em uma agenda ou caderno as áreas de sua vida que precisam ser mudadas ou melhoradas.
    Para você melhorar em todas as áreas de sua vida, precisa investir em sua qualidade de vida e reconhecer que você é o autor de sua própria historia. Afinal, a nossa vida é um grande livro. É nossa responsabilidade escrevermos os textos de nossa existência através de nossos relacionamentos.
    Sonya Friechaman disse: "Saiba que voce exerce controle sobre três coisas: o que pensa, o que diz e o modo como se comporta".
    Para que haja uma mudança em sua vida, é preciso que você reconheça estes dons. Eles são as ferramentas mais poderosas que você possui para definir o modelo de sua vida. Um abraço! Que Deus te abençoe ricamente! Shalom!!!
                                            Fonte: Extraído da Revista Colaborador Fiel nº 2

Nenhum comentário: