SEGUIDORES:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Metáforas que salvam



Quando fala sobre o Reino que veio inaugurar, Jesus fala por parábolas, histórias curtas que propõem claros significados.
Quando fala sobre Si mesmo, inaugurador do Reino de Deus, Jesus fala por metáforas, palavra(s) que evoca(m) ricos significados.
Seus ouvintes do passado entenderam. Quando não entenderam, perguntaram.
Seus ouvintes de hoje precisam entender. Se as parábolas podem trazer alguma dificuldade, as metáforas nos transportam para verdades diante das quais temos que tomar uma decisão.
Jesus se refere a Si mesmo em sete metáforas principais, as quais Ele mesmo explicita.

O PÃO DA VIDA
“Eu sou o pão da vida". (João 6.35)
Assim como o maná que, no deserto, caiu do céu, Jesus é "o pão vivo que desceu do céu" (João 6:51). A diferença foi que o maná só durava um dia, quando Jesus é pao que dura para sempre. 
Quem come deste pão nunca terá fome e sede, fome e sede espirituais, porque serão plenamente satisfeitos, desde que creiam nele como o pão vivo e dEle comam.

A LUZ DO MUNDO.
“Eu sou a luz do mundo". (João 8.12)
Quem segue a Jesus nunca andará em trevas, porque terá a luz da vida.

A PORTA
"Eu sou a porta". (João 10.9)
Para entrarem no lugar seguro, onde há comida e repouso, as ovelhas (animais cuidados por um pastor) precisam entrar para o lugar que lhes fora preparado. Ali haveria pasto, mas a oferta fica fechada e teriam que entrar por ela.
Jesus é a porta, que nos dá acesso à salvação e à esperança. Esta porta está sempre aberta.

O BOM PASTOR
“Eu sou o bom pastor". (João 10.11 e 10.14)
A imagem do pastor estava vívida na mente dos seus interlocutores, uma vez que as ovelhas passeavam pelos campos e mesmo pelas vilas, sempre acompanhadas por um pastor.
Alguns desses pastores eram muito dedicados. Outros eram menos atentos.
Jesus está no primeiro grupo e tão bom Ele é que morre por essas ovelhas. Entre os pastores, só Ele pode realmente ser chamado de bom. 

A RESSURREIÇÃO E A VIDA
“Eu sou a ressurreição e a vida". (João 11.25)
Quando um de seus amigos morre, Jesus traz, diante do túmulo, uma nova maneira de se enfrentar a morte: Ele se apresentou como sendo “a ressurreição e a vida".
Todos morreremos. 
Mas todos que receberem a Jesus como Salvador e Senhor não precisam se preocupar. Jesus lhes garante a ressurreição. Jesus garante a nossa. 
Jesus não nega a morte, mas afirma a vida.
Jesus não nega o sofrimento, mas afirma a esperança.
Quem crê nele morre biologicamente, embora espiritualmente viverá para sempre.

O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida". (Joao 14.6)
Jesus mesmo esclarece o sentido das suas palavras: "Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". Ninguém vai ao Pai a não ser através do Filho. Por isto, sua oração sobre um tapete de lágrimas no Getsêmani ("Pai, passa de mim este cálice") não foi atendida. 

EU SOU A VIDEIRA
“Eu sou a videira; vocês são os ramos". (João 15.5)
Precisamos aprender a viver aqui. 
Um meio nos é propiciado: a comunhão com Jesus.
Quem permanecer nesta comunhão viverá de um modo que vale a pena.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Nenhum comentário: