SEGUIDORES:

sábado, 26 de setembro de 2009

CATEDRAIS DE DENTRO

            Hoje vou falar de catedrais... Edificações fundamentais na vida de qualquer ser humano. Falarei da sua importância, dos materiais para construção (para fundações e acabamentos), e depois das dicas para construção; darei sugestões para seu funcionamento, seus serviços e suas rotinas.  Pretendo partir da minha própria experiência. Então, na verdade, são experiências de construção da minha catedral que eu vou compartilhar.  Isso é bem diferente do que seria uma aula técnica para construções e edificações. Ah, é bom ressaltar algumas características dessa catedral:
1-Ela não cresce para cima e para fora. Ela cresce para dentro e para baixo.
2-Não tenta alcançar o céu em torres magníficas, mas ela cria raízes profundas.
3-Não é espaço para multidões. É lugar de solidão.
4-Os eventos não obedecem á agendas ou horários, aliás, quanto mais profunda a catedral, mais intensos serão os serviços, podem durar as 24hs do dia.
5-Nada de coral ou grupos instrumentais. É música sem som, performance sem movimento.
6-Fala também não tem. Até porque a lei que impera nessa catedral é a lei do SILÊNCIO. Mas, mesmo sem fala e pregação, posso aprender a cada minuto do meu dia.
7-Sem introdutores ou equipes de relações públicas. Estarei sempre em casa, e na minha casa não preciso de ninguém que me diga onde sentar. Sei que sou bem-vinda sempre.
8-Sem diáconos, ou servos. Eu mesma me sirvo, pois a mesa está posta 24 hs por dia. Só não me saciarei se não quiser.
9-Nada de profecias e pretensos intermediários: minha fala é "discagem direta" com O GRANDE DEUS E PAI.
            A mística do encontro com Deus precisa da catedral de dentro, da edificação da alma, que se constrói no silêncio e na solidão. As grandes assembléias, dos templos de fora, falam em Deus, cantam de Deus, cultivam a relação entre as pessoas (e isso tudo é muito bom), mas eu tenho encontrado Deus no silêncio. E eu só consigo silêncio na solidão. Esse lugar maravilhoso e misterioso que eu cultivo como se fosse um templo para dentro de mim, onde só eu entro e Deus está lá, me aguardando sempre, e no nosso silêncio nos encontramos.  Queridos, num mundo onde ouvimos tantas falas, tantos sons, tantos modelos de templos pra fora, isso de repente gera confusão e uma perplexidade grande.
            Eu corro para dentro. Desço os degraus da minha alma, e cada descida é mais profunda que a anterior. E Deus fala a MIM, como fala a ninguém mais, pois Ele sabe o meu nome, conhece os meus pensamentos, conhece cada passo da minha vida e o trato d’Ele comigo é pessoal.
            Para além das gestões, das harmonias todas, funcionais ou não, das percepções, das monografias, das performances musicais, das teologias e estéticas, o que nos manterá, nos templos de fora, nas universidades, nos magistérios escolares, é a construção da catedral de dentro.
            Essa é uma obra que nunca acaba. E quanto mais avança é sempre para dentro, para o fundo da nossa alma. É nessa catedral que eu me encontro, que  aprendo a aceitar as surpresas da vida, nem sempre boas; que me consolo, que me reanimo, que me percebo, que me entendo, que contemplo absolutamente fascinada e perplexa o quanto Deus me ama, a ponto de ser Deus comigo, Deus em mim, e poder encontrá-lo na nossa "catedral de dentro", e lá ouvi-lo... Sentir o seu amor INCONDICIONAL, e viver experiências absolutamente pessoais e intransferíveis.
            Se chegarmos a este ponto, nada nos confundirá, nem nos decepcionará, nenhum escândalo nos abalará, pois saberemos em quem temos crido, e essa experiência, se alguém quiser questionar ou invalidar, nós saberemos o quanto vale, pois será fruto da nossa vivência com Ele, Emanuel, Deus conosco, Deus em nós.

            Bom, de resto, ou como disse Jesus "as outras coisas", todas continuam a acontecer, pois "O rio correrá para o mar e nada deterá o seu curso". Muitos terão filhos, construirão suas famílias, terão ministérios eficazes, serão grandes professores, grandes instrumentistas, com dores e prazeres, porque a vida é esse "caldo" todo mesmo.

            Mas o sentido virá sempre de dentro, do tempo que vc gasta para dentro, na edificação de dentro. E muito a propósito, gostaria de ler um poema de Emily Dickinson (1830-86): "Alguns guardam o Domingo indo à Igreja - / Eu o guardo ficando em casa - / Tendo um Sabiá como cantor - / E um Pomar por Santuário./ - Alguns guardam o Domingo em vestes brancas - / Mas eu só uso minhas Asas - / E ao invés do repicar dos sinos na Igreja - / nosso pássaro canta na palmeira./ - É Deus que está pregando, pregador admirável - / E o seu sermão é sempre curto. / Assim, ao invés de chegar ao Céu, só no final - / eu o encontro o tempo todo no quintal."
Stella Junia

Texto de minha querida Mestra retirado  de seu blog Stella Junia - "O rio corre para o mar..."
 _____________________________________________________________
            Dedico esse momento à memória de DELAZIR DA SILVA, minha mãe: figura silenciosa, discreta, misteriosa, cuja prioridade em vida era ir para o templo de dentro e seu maior desejo era permanecer no silêncio de Deus. Agora ela realizou o seu desejo, para além do eterno, e sei que ao invés de perguntas teológicas e curiosidades outras, ela deve estar apenas contemplando silenciosamente Aquele que foi o seu maior amor em vida: Jesus.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VIVA COMO AS FLORES

- “Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes, algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que me caluniam.  
- Pois viva como as flores! - advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - Perguntou o discípulo.
 - Repare nestas flores! Continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
- Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhe é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor das suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles, e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora.
- Isso é viver como as flores!”.

AMAR É...

AMAR é olhar para dentro de si mesmo e dizer eu quero.  É viver intensamente e sonhar com uma gota de realidade, realizando uma gota desse sonho, estando presente até na ausência.
        AMAR é ter em quem pensar.  É razão que ninguém teria razão para nos tirar.  É ser só de alguém e nunca deixá-lo.  É pensar em você tão alto a ponto de escutá-lo.
        AMAR é ir até a morte e depois acordar para a realidade de um sonho e vencer através do silêncio.  É ser feliz com o pouco quando o muito não é o bastante.
        AMAR é dar anistia a seu coração; sonhar o sonho de quem sonha com você, sentindo saudades e chegar perto na distância.
        AMAR é dar força à razão e eternizar os momentos.
        AMAR é ser adulto sentindo-se criança.  Viver a vida em versos e ao inverso.  É a maior experiência na vida de uma mulher.
        Porém acima de tudo, amar é crer em Deus, porque Deus é amor, e você é tudo que um dia pedi a Deus.

sábado, 19 de setembro de 2009

RAZÃO, ESTAÇÃO OU UMA VIDA INTEIRA?

         
          Você já compreendeu a grande razão da nossa vida, da nossa passagem aqui nesta terra? Pois, mesmo que isso lhe pareça uma discussão muito “filosófica”, algumas vezes ficamos sem entender, ou mesmo não aceitamos a condição de entender determinados acontecimentos.
          Pessoas vêm e vão. Algumas deixam marcas, outras até damos graças por terem partido. Mas invariavelmente existem situações que nos perguntamos por quê?
Sabe aquelas amizades que terminam sem uma razão aceitável? Isso já aconteceu contigo? Pois comigo já... E não foram poucas às vezes. Na maioria delas eu ficava me perguntando, querendo entender uma razão, de pessoas se aproximarem e sumirem sem uma explicação razoável. Eis que aqui quero dividir contigo este momento. Diz, sobre o motivo das pessoas entrarem e saírem de nossas vidas.
         Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.
         Quando alguém está em sua vida por uma "Razão", geralmente é para suprir uma necessidade que você demonstrou. Eles vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, te ajudar física, emocional ou espiritualmente. Eles poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Eles estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Às vezes essas pessoas morrem. Às vezes eles simplesmente se vão. Às vezes eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho deles, feitos. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.
        Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Eles trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir.  Eles poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Eles geralmente te dão uma quantidade enorme de prazer. Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".
        Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida.
_________________________________
        Obrigada por ser uma parte da minha vida neste momento. Quer seja por uma Razão, uma Estação ou uma Vida Inteira. Cada momento que compartilharmos será único.
A maior razão que temos para viver é sermos felizes e cultivar grandes amizades”. (Sigmar Sabin)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E A VIDA CONTINUA...

Sonhos são construídos,
saudades são armazenadas,
lembranças  são
registradas,                       
e a vida continua.. .

Momentos são vividos,
as adversidades acontecem
para o crescimento da alma,
e a vida continua...

As ausências são sentidas                                    
nos amores que partiram,
nas lágrimas que deslizaram,

e a vida continua...

A cada noite a esperança se renova,
na busca de um amanhecer iluminado, trazendo novo sorriso, e a vida continua...

Na continuação da vida, novo sonho se constrói , um amor mais forte aparece, os dias tornam-se coloridos, e a vida continua...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EU NÃO POSSO...

         
         Eu não posso acabar com todos os seus problemas, dúvidas ou medos, mas eu posso ouvir você e juntas podemos procurar soluções.
        Eu não posso apagar as mágoas e as dores do seu passado nem posso decidir qual será o seu futuro, mas no presente eu posso estar com você se precisar de mim.
        Eu não posso impedir que você leve tombos, mas posso oferecer minha mão para você agarrar e levantar-se.  Suas alegrias, triunfos, sucessos e felicidade não me pertencem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens.
        Não é minha alçada tomar decisões por você, nem posso julgar as decisões que você toma, mas eu posso apoiar, encorajar e ajudar se me pedir.
        Eu não posso traçar ou impôr-lhe limites, mas posso apontar-lhe caminhos alternativos, procurar com você medidas de crescimento, formas de encontrar-se, meios de ser você mesma, sem medo de rejeição.
       Eu não posso salvar o seu coração de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com você e ajudá-la à juntar pedaços.
       Eu não posso dizer quem você é ou como deveria ser, eu só  posso AMAR VOCÊ e ser sua AMIGA.
__________________________
Um grande e forte abraço e um beijo com sabor de prestígio...