SEGUIDORES:

domingo, 17 de junho de 2012

Adubo para o Talento

    Num dia desses, durante um ensaio de um grupo musical de gente grande, um garoto fazia o seu solo cheio de talento. Estava tendo a oportunidade de se expressar.
    Sua mãe o levou. Ela estava ali, vibrando com o menino, que durante todo o longo ensaio não arredou pé da sua posição, de onde faria a sua breve participação, talvez seu passo inicial para uma carreira artística. Assim seja.
  Quantos artistas, atletas, biólogos, professores, pastores, médicos, políticos, arquitetos, escritores poderiam existir, mas não o foram (ou não o são) por falta de oportunidades, materializadas por estímulos, cursos, estágios ou empregos!
   Perto dali, uma senhora pelos 70 anos conta, sem nenhuma amargura, a sua história num português perfeito que não aprendeu mas domina. Queria ter outra vida: ter estudado: ter feito faculdade: ter sido professora.
    Em outro lugar, milhares de quilômetros dali, dois jovens se reuniram para fazer o site da sua igreja. Pediram ajuda a um mestre no assunto. Um deles impressionou o professor, que alargou a conversa para ficar sabendo: o mais brilhante, que ensinou coisas ao mestre, não sabe pronunciar as palavras em inglês, próprias desse campo de saber (como "by", "template" ou "software"), e nem as em português, porque pouco frequentou os bancos escolares. Não tem computador, nem internet em casa. Vai na casa de um amigo para trabalharem no projeto durante a noite. No dia seguinte, bem cedo, pega no trabalho como pedreiro numa construção.
   É um gênio que talvez passe a sua vida assentando tijolos, tarefa nobre, mas aquém das suas possibilidades.
   Talvez você conheça um menino ou um jovem além da média.
   Dê-lhe a mão, para que seu talento não fique sepultado.
   Seja a oportunidade que ele precisa.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO 
  
Fonte: www.prazerdapalavra.com.br

Nenhum comentário: