SEGUIDORES:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

7 dicas para estudar Harmonia

     Alguns pontos são essenciais no estudo da harmonia:

1- Você precisa saber realmente o por quê de estudar harmonia e para que ela te servirá. Não pode ser um estudo cego, não pode ser somente uma predisposição para aprender uma " teoria". Você pode desanimar se não souber onde quer chegar.

A harmonia é essencial para que você entenda as relações existentes entre os acordes, intervalos e escalas. O conhecimento das relações harmônicas abre um leque de possibilidades para a composição, a interpretação consciente, enriquece consideravelmente o fazer musical, dá visão para o aperfeiçoamento de improvisos, bem como a composição de melodias, etc.

2- Aprenda a aprender - É necessário entender que tudo é um processo e que você não entenderá tudo da noite para o dia. Adquirir conhecimento exige um tempo para que os conceitos e relações fiquem claras e bem processadas em sua mente.

3- Vá por partes, não deixe dúvidas para trás, não seja afoito por aprender tudo muito rápido, isso é nadar contra uma corredeira e não dá bons resultados. Precisamos fazer muitos exercícios. É necessário um excelente livro de referência. Temos fartos materiais disponíveis na internet, além de ótimas referências bibliográficas, tais como o livro de harmonia do Ian Guest. (não estou fazendo merchant).

4- Se possível, tenha um professor competente para te acompanhar. Tem muitos professores que possuem um conhecimento muito bom e profundo mas não tem didática para ensinar.O professor precisa esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta caminhada.

5- Harmonia não é mera teoria, harmonia só é plena se for praticada. Faça muitas análises de músicas (segundo os conceitos harmônicos) começando por progressões e músicas pop simples e vá aprofundando suas análises. Recomendo os real books de jazz e os songbooks de bossa-nova. 

6- Faça reharmonizações- Usando tensões ou simplificando, usando dominantes secundários, extendidos, usando empréstimos modais, inversões, etc. Aplique tudo o que estudar em novas harmonizações. Você pode começar a harmonizar músicas como parabéns pra você ou cantigas infantis.

7- Mantenha-se firme diante dos desafios e dificuldades, depois de um tempo, tudo parecerá muito mais fácil.
            Ramon Chrystian A. Lima
              www.letrasonora.com.br

Nenhum comentário: