SEGUIDORES:

terça-feira, 8 de junho de 2010

DICAS PRÁTICAS PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR - PARTE II

  Estilo Musical (Estética)


   Estamos dando prosseguimento a série de 7 artigos falando sobre temas que dizem respeito aos músicos e ministérios de louvor em geral. Neste artigo falaremos sobre Estilo musical (Estética).
   Quando falamos de estilo podemos ter como exemplo um músico de jazz que improvisa muito e cria melodias novas incansavelmente, e um outro músico erudito que toca somente lendo partitura e não improvisa, mas domina plenamente seu instrumento e repertório. Ambos são músicos, que tocam muito bem seus instrumentos, mas estão separados pelos estilos musicais diferentes que eles tocam. 
   O estilo musical pode ser plenamente classificado dentro da estética musical. Estética é um ramo da filosofia e diz respeito a tudo o que é belo, sua natureza e percepção. Diz um ditado popular que "gosto não se discute", mas no meio acadêmico e no meio musical gosto se discute sim. Existem diversos estilos musicais, e eles tem alguns padrões estéticos que são comuns a esses tipos de música. Por exemplo, a música no estilo Rock tem guitarra, baixo e bateria. Existem exceções, mas Rock Music em geral necessita primeiramente de bateria, guitarra e baixo. Assim como Black music precisa prioritariamente de baixo (tocando groove) guitarra clean, bateria tocando groove com o baixo e piano elétrico. 
   Gostaria de dar 3 dicas sobre estilo musical para músicos de ministérios de louvor: 
Dica 1 - Estude os principais estilos musicais (Pop, Rock, Black Music, Música Latina e Música Brasileira) e o papel do seu instrumento nesses estilos: 
   Hoje em dia temos uma gama grande de estilos musicais que são tocados na igreja. Dentre esses estilos que mencionei existem outros subgêneros musicais tornando o papel do musico complexo. Mas a primeira dica é: Estude basicamente os estilos musicais principais utilizados na igreja. Por exemplo, eu como sou pianista preciso estudar esses estilos, e o papel que o piano (teclado/sintetizador) exerce nessas músicas. No Rock, o teclado quando usa som de piano, fica geralmente pulsando no acorde da mão direita e a mão esquerda toca em oitavas para dar mais "peso". Como exemplo ouça a musica “Pela Fé” do André Valadão. Reparem que na introdução o piano fica pulsando os acordes na mão direita constantemente. Já no estilo Black o piano elétrico é mais usado fazendo progressões e escalas Jazzísticas também. Como exemplo ouça a introdução de “They That Wait” do Fred Hammond, percebendo o piano elétrico. Além de estudar os principais estilos musicais você necessita estudar o papel do seu instrumento nesse determinado estilo. Infelizmente vejo bateristas tocando Rock em músicas que são Black, ou latinas. Precisamos ter sensibilidade para tocar de acordo com o estilo musical proposto pela música. 
Dica 2 - Ouça músicas novas e descreva o estilo e instrumentos (Apreciação musical): 
   Esta dica é preciosa porque infelizmente a maioria dos músicos não faz nenhum tipo de apreciação musical. Apreciação musical é ouvir uma música, descrever as principais características dela e caracterizar o estilo, época, instrumentos utilizados, etc. Esse campo de conhecimento é muito utilizado na música erudita, mas pode e deve ser utilizado na música dentro da igreja. Precisamos aprender a apreciar a música, classificando os instrumentos, analisando o tipo de arranjo, percebendo onde cada instrumento entra e sai na música, etc. Quando você aprende a fazer apreciação musical, naturalmente acontece a assimilação dos estilos musicais, suas concepções e sua instrumentação. 
 Dica - 3 Toque de acordo com o estilo: 
   Esta dica parece óbvia, mas é muito comum observarmos músicos tocando uma música em outro estilo musical, e sem o conceito de rearmonizacao ou adaptação. Tem músicos que tocam em outro estilo porque não dominam o estilo original da música. Por isso que as dicas 1 e 3 se cruzam nesse ponto. A partir do momento que você estuda os estilos musicais, você pode tocar de acordo com esse estilo. O papel do músico na igreja é servir a Deus, ao líder de louvor e a igreja consequentemente.
   Então não deve ser um peso estudar e tocar de acordo com os estilos musicais correntes da nossa época. Para concluir, precisamos ter em consciência que estudar música na teoria e na prática deve ser um prazer e não um peso. Estudar os estilos musicais é um desafio, mas todo músico precisa entender e aplicar esses conceitos na prática. A apreciação musical precisa ser constante na vida do músico. O estilo musical que está dentro do estudo da estética se refere ao que é belo, e como fazer algo belo e artístico de acordo com padrões previamente estabelecidos. 
Sl. 33:3 “Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte e júbilo.”
 
Vi primeiro no Blog: jovensmnt.blogspot.com
Fonte: Supergospel

Nenhum comentário: