SEGUIDORES:

sábado, 10 de março de 2012

Educação, ninguém nos rouba!

   Para estimular os jovens a estudar, o pastor Tércio Gomes Cunha (1926-2007), da Igreja Batista da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ) cunhou a seguinte frase, que reproduzo como me foi transmitida: -- Educação ninguém nos rouba.
   Quando ouvi a frase, relembrei como as elites, ao longo da história do Brasil, vêm-nos roubando o direito de estudar. Apesar de alguns avanços, estamos longe de viver num país com uma educação com qualidade, que demandaria, entre tantas, duas atenções: que os alunos ficassem na escola em tempo integral e que os professores recebessem salários dignos.
   Até hoje quem quer uma boa formação para os seus filhos (nos níveis fundamental e médio) precisa pagar muito. E alguns não podem. A escola pública, com suas diminutas quatro horas diárias, está longe de oferecer uma base de conhecimento para a vida.
   Nossas crianças estão sendo roubadas!
   Radicalizo: nossos adolescentes e jovens estão sendo roubados quando, na maioria dos casos, fazem cursos em que ficam três horas por dia na faculdade. O ensino superior também deveria ser em tempo integral. O ideal que um jovem faça sua formação universitária e trabalhe ao mesmo tempo é, na verdade, uma sedução.
   O pastor Tércio, no entanto, estava pensando em outra realidade.
   Um assaltante, por exemplo, pode nos levar o carro, mas não pode levar o que sabemos. Este é um patrimônio para sempre.
   Pode ser também que a morte nos leve nosso pai e/ou nossa mãe, mas o desaparecimento dele(s) não nos leva a escola(ridade) que eles nos deram.
   Pode ser ainda que o mercado profissional não valorize o que sabemos, mas esta injustiça não tira de nossa mente o que colocamos lá por horas, dias e anos de estudo afincado.
   Nosso conhecimento é o nosso patrimônio.
   Nós somos o que sabemos.
   Nós valemos o que conhecemos.
   Tornou-se uma percepção comum, diante dos enriquecimentos de pessoas que nunca avançaram no campo da instrução, que estudar não vale a pena. O fato de ser comum esta percepção não a torna verdadeira.
   Quando estudamos, melhoramos nossa percepção do mundo.
   Quando estudamos, melhoramos nossa posição no mundo.
   Quando estudamos, percebemos melhor nossas oportunidades no mundo.
   Quando estudamos, capacitamo-nos para preencher melhor as oportunidades no mundo.
   As exceções são apenas exceções.
   Uma pessoa bem preparada e que não consegue uma boa posição é uma destas exceções. Momentâneas exceções -- acrescentemos.
   Ninguém nos tira o que aprendemos.
 Israel Belo de Azevedo

Vi primeiro no site www.prazerdapalavra.com.br

Nenhum comentário: