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sábado, 12 de julho de 2008

COMO SURGIU O NOME DAS NOTAS MUSICAIS?

   A nomenclatura musical que temos hoje ficou famosa a partir do século XII e foi organizada pelo monge beneditino Guido d'Arezzo, que viveu por volta de 995 a 1050. Ele "batizou" as notas musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino à São João Batista: 
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
Tradução Literal: 
Que os servos possam
Ressoar com suas fibras
Tuas obras maravilhosas
Fazei com que todas
As manchas sejam perdoadas
dos nosso lábios impuros
Oh, São João
Tradução poética: 
Doce, sonoro
Ressoe o canto
Minha garganta
Faça o pregão
Solta-me a língua
Lava-me a culpa
Ó São João!

    A tradução poética foi feita de forma que as sílabas iniciais fiquem conforma os nomes das notas que utilizamos, para que possamos compreender melhor a idéia da utilização deste poema.
    Em cada verso o tom era aumentado para o grau seguinte da escala musical, o que facilitava ao estudante a compreensão do nome da nota em relação ao tom correspondente.
   A palavra Ut ainda é usado na Franca. Mas, como ela era difícil de ser falada, principalmente nos exercícios de solfejo, foi mudada para um som mais suave e acabou ficando a palavra , possivelmente derivado de Dominus (Senhor). Esta mudança foi estabelecida teóricamente pelo italiano Giovanni Maria Bononcini em seu tratado "O Músico Perfeito", publicado em 1673.
    O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes, que era a grafia latina para o nome João.
    Nos EUA, o Si é Ti. Nos países latinos as notas também são representadas pelas letras "C D E F G A B".
    Diz-se que um coral de meninos daquela época costumava, antes de suas exibições em público, cantar este hino, pedindo a São João Batista que protegesse suas cordas vocais.
Para saber mais:
Aventuras na História
Wikipedia
M&A
BENNETT, Roy. Como Ler uma partitura. 1990. Jorge Zahar ISBN 85-7110-117-5
BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. 1998. Jorge Zahar ISBN 85-7110-144-2
BONA, Pascoal. Curso completo de divisão musical. Irmãos Vitalle ISBN 85-7407-070-X
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário - Curso completo de teoria musical e solfejo. 1996. Irmãos Vitalle ISBN 85-85188-17-0

Retirado do Blog: silvio-araújo.blogspot.com

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