SEGUIDORES:

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

ORAÇÃO - MAIS QUE UM HÁBITO, UMA NECESSIDADE

      É apenas um tema para reflexão neste final de semana.
     A maioria dos crentes desenvolve hábitos saudáveis. Orar é um desses hábitos. Oramos antes de dormir, antes de sair de casa, antes das refeições, ao acordar etc. Poderemos destacar personagens bíblicos que mantinham esse nobre hábito.
     O salmista buscava ao Senhor regularmente e até de madrugada (Sl 88), Daniel mantinha a regularidade de orar três vezes por dia com janelas abertas para o lado de Jerusalém (Dn 6.10), Jesus mantinha a prática de orar longos períodos durante a noite e às vezes se retirava a sós para isto.
    Porém, mais que um hábito saudável, orar é uma necessidade vital! Só por exemplo, percebamos Daniel, cativo numa nação pagã, separado de seus familiares e levado ao palácio real para ser instruído numa cultura diferente, quem sabe, obrigado a assistir solenidades e a presenciar atos idólatras regurlarmente; como sobreviveria espiritualmente se não cultivasse o hábito de orar? Era vital! Falar com o Deus do Céu, verdadeiro e fiel, era oxigênio, alimento para sua fé.
   Pensemos no próprio Senhor Jesus, humanizado, como suportaria a cruz, como desenvolveria seu ministério, como resistiria a tudo o que passou se não falasse com o Pai constantemente e Dele recebesse graça e virtude?
    Não devemos permitir, portanto, que esse bom hábito se torne apenas mecânico, trivial ou mesmo penoso como o fazem alguns grupos religiosos com contas, horários e lugares rigorosamente estabelecidos. Orar também não deve se ater ao binômio "agradecer / pedir", nem aos automáticos segundos de olhos fechados alguns vezes por dia, que somados, não dão dez minutos ao longo de 24 horas, somente dizendo "olás" para os céus. Precisamos tomar tempo com o Senhor!
     É bem verdade que a vida agitada de hoje nos rouba precioso tempo, até mesmo os espaços dedicados à família, ao lazer, à Igreja e à meditação, mas como orar é uma questão de sobrevivência espiritual, busquemos com afinco estar aos pés do Senhor. Orai sem cessar! I Tess 5.17  Desejo a todos um ótimo final de semana! 
Sílvio Araújo 

Nenhum comentário: