SEGUIDORES:

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

QUÃO ALTO PODEMOS OUVIR MÚSICA SEM DANIFICAR A AUDIÇAO?

      Ouvir música em alto volume por muito tempo pode danificar estruturas sensíveis da ouvido e levar à perda permanente da audição. Hoje, um em cada cinco adolescentes norte-americanos já têm alguma perda auditiva, de acordo com um estudo publicado em 18 de agosto no jornal da American Medical Association. Esse número representa um aumento de 30% se comparado a 15 anos atrás.
     Segundo Gordon Hughes, diretor do programa de ensaios clínicos no Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação (NIDCD), nos Estados Unidos, não devemos escutar música, ou ficar expostos a qualquer ruído, acima de 85 decibéis por mais de oito horas. Um mp3 player, por exemplo, em seu volume mais alto, pode chegar a 105 decibéis.
"O problema é que você não consegue identificar sintomas ou perceber que está colocando seus ouvidos em risco", diz Hughes. "Mas se você estiver conversando com um amigo e precisar levantar a voz para ouvir o que está falando é porque sua música está num volume muito alto e precisa ser baixada". Como parâmetro, vale lembrar que uma conversa normal atinge cerca de 60 decibéis. "Essa é uma maneira rudimentar, mas útil para estimar se o ruído ambiente é demasiado forte", explica ele.
      Gordon Hughes também alerta que sensação de pressão ou bloqueio, ou ainda zumbidos, nos ouvidos são características de lesão auditiva temporária. Embora ouvidos jovens sejam mais resistentes que os mais velhos, ele garante que a prevenção é o melhor remédio, porque no caso de perda auditiva a única coisa a se considerar é o uso de um aparelho auditivo.
O recomendável é não ouvir música num volume acima de 85 decibéis por mais de oito horas
Fonte: Terra

2 comentários:

Amigalouka! disse...

Essa foi boa pra mim que escuto musica no ultimo volume.. rsrsrs

Kátia Rodrigues disse...

Fala Beth!!! É verdade querida!! Precisamos usar estes aparelhos com moderação para não prejudicar nossa saúde!! Valeu por sua visita!!! Se cuida tá, meu anjo? Bjos no seu coração!! Saudades!!!