SEGUIDORES:

quinta-feira, 3 de abril de 2008

ELOGIO

Podemos nos defender de um  ataque, mas somos indefesos a um elogio. (Sigmund Freud)
   Quero falar mesmo sobre “o poder do elogio”. Alias, responda-me: quem  é que não gosta de receber um elogio sincero, por algo que tenha realizado?
    Ressaltando: um elogio sincero, verdadeiro! Então vamos ao que interessa? Imagine uma criança resolvendo uma atividade escolar, daquelas mais difíceis  e ao terminar, ainda mais com tudo feito certinho. E você lhe faz um  elogio  bem sincero?Já parou para pensar no efeito disso na estima da criança?
    Ah... Não se esqueça de também fazer sua crítica se algo estiver fora do esperado. Uma crítica sincera, também tem um reflexo positivo.
   Se um elogio honesto possibilita inspirar o melhor em uma criança, em  todas  as áreas, seja: familiar, escolar, nos esportes, etc.. Por que não seria útil também   para os adultos? Naturalmente que é, e muito!
    Principalmente, nas situações em que a melhor recompensa que poderíamos oferecer a alguém é justamente nosso agradecimento por uma atitude.
    Um elogio tem a capacidade de destruir barreiras, levantar a auto-estima  e incentivar as pessoas a persistirem
   Experimente então para sentir na pele como isso funciona.: quando alguém lhe fizer algo, lhe prestar auxílio no trabalho, uma comida simples, mas saborosa, ou emprestar seu tempinho para te ouvir. Enfim... Procure os melhores pontos  deste acontecimento e ELOGIE!
    Você não tem idéia, como isso pode transformar as pessoas. Mesmo que você tenha adquirido um serviço e pago por ele. Se estiver dentro ou acima das expectativas, faça um elogio sincero. Mas faça-o de forma sincera, verdadeira. Jamais faça um elogio mentiroso.  Pode estragar tudo! 

    Por outro lado. Lembre-se que um elogio sincero num momento de  insegurança, de incerteza, vai proporcionar um estimulo infalível, para que o recebe. Shalom!!

Nenhum comentário: