SEGUIDORES:

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A REUNIÃO DAS FERRAMENTAS

Não direi mal de ninguém, mas só o que souber de bom acerca de cada pessoa”. (Benjamin Franklin)
      Procure dar uma pausa em tudo que estiver fazendo e imagine a seguinte cena:
    
“Certa vez, numa Carpintaria houve uma estranha reunião. Foi uma reunião entre as ferramentas, para acertar as diferenças.
    O martelo exerceu a presidência da reunião, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia barulho demais e, passava o tempo todo dando golpes. O martelo assumiu a culpa, mas pediu também que fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir qualquer coisa. O parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera ao tratar dos demais com atritos. A lixa acatou a decisão, mas com a condição de que o metro, que sempre media os outros seguindo sua medida como se fosse o único perfeito.
      Nesse momento o carpinteiro entrou, juntou o material, e começou a trabalhar. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel. Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembléia retomou a discussão. Foi então que o serrote pediu a palavra e disse:
- Amigos, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes. Assim proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes”.
    Agora vamos voltar ao mundo real; esse aí que você e eu fazemos parte. Onde no dia a dia também corremos riscos de nos envolvermos em reuniões como estas das ferramenta. Quantas vezes, isso já não ocorreu conosco? De ficarmos atentos e ainda destacar com ênfase os defeitos das pessoas à nossa volta.
   
Acredito que a pequena história da reunião das ferramentas, serviu para ilustrar e nos ensinar o quanto é importante, focarmos nas qualidades das pessoas, mesmo que não tenhamos lá grande simpatia por elas. Que tal fazermos uma experiência? Hoje, vou focar apenas nas qualidades das pessoas que estiverem à minha volta, naquelas que por ventura cruzarem meu caminho.
   
Ainda se possível, sem parecer bajulador, vou me esforçar para destacar essa qualidade através de um comentário ou elogio. Ah, se ela tiver realmente algum ponto fraco, um defeito, e eu não tiver o “poder” de mudar isso, vou simplesmente deixar de lado, qualquer observação ou destaque deste.
  
Eu acredito que uma atitude assim, tem uma força muito grande sobre a qualidade dos nossos relacionamentos em todos os lugares por onde passarmos. Tenho certeza que trataremos muito melhor as pessoas e seremos tratados melhor por elas também. Shalom!!!
                                                                                      

Nenhum comentário: