SEGUIDORES:

sexta-feira, 18 de abril de 2008

GENTILEZA!!


As pessoas que passam por nós, não vão sós nem nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”   (Antoine de Saint-Exupéry)
    Com base no pensamento do criador do Pequeno Príncipe, gostaria de trocar idéias com você, sobre um assunto, melhor um “item em falta” na humanidade moderna. Não é uma crítica, mas uma constatação.
   Se quando temos a oportunidade de conhecer alguém, trocar idéias,experiências, impressões, acabamos deixando um pouco de nós e levando um pouco dessa pessoa, esse ingrediente fundamental.
    Será que já agucei sua curiosidade até aqui? Quero falar sobre o pooder da gentileza ! Na pressa do dia-a-dia, nós do mundo moderno, acabamos esquecendo ou mesmo deixando de lado esse recurso tão importante para criar um mundo mais amigável, agradável.
    Para quem vive numa grande cidade, como é o meu caso, isso fica ainda mais destacado, por vermos um mundo caótico sendo criado à nossa volta. Nestes tempos de muita preocupação das pessoas, consigo mesmas e de pouco tempo para o outro, de tempos "sem-tempo". Por isso que hoje quero chamar a atenção para essa virtude que anda meio esquecida: a gentileza.
   Gentileza que não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para ser empregada no tratamento de senhoras.  A gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento, tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência.
   Mas na hora de por a gentileza em prática, muitas pessoas simplesmente tem uma desculpa, dizendo "não tenho tempo para estas coisas".
    Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidas e impermeáveis às boas maneiras.
    Na verdade, a gentileza depende do hábito. Então, que tal, começar hoje mesmo, a cultivar essa atitude. Mesmo, porque, há muitas maneiras de adquirir esse hábito, mas precisa ter disciplina e força de vontade.
    Podemos ser gentis com os superiores, mas é muito mais difícil ser gentil com os subalternos ou com os familiares e amigos próximos. Justamente com eles que acabamos desdenhando as regras da conduta sadia. Mas, podemos mudar esse cenário !
    Podemos ser mais gentis no trânsito, com os pedestres, em casa, no trabalho, em todos os lugares.  Vamos praticar a gentileza?
    Isso é necessário, porque cada vez é mais raro ver uma pessoa  ceder seu lugar a outra, dentro de um ônibus lotado por exemplo. Ou ainda, numa fila. Não é só questão de obedecer a sua vez na fila, mas de dar a vez para outra pessoa que pareça mais aflita ou necessitada.
    Ah, mas todos nós sempre estamos apressados e queremos ser atendidos mais rápidos, não é mesmo? Por isso, quando podem, muitas pessoas "furam" a fila, quase sempre invocando um título ou uma posição social que os outros não têm.
    Cada vez é mais raro ver as pessoas ajudando outras a carregar sacolas, a levantar objetos caídos, a ajudar um idoso a atravessar a rua, ou a empurrar um carro que não pega.  As pessoas alegam que não têm tempo, mas na verdade o tempo somos nós que fabricamos! Quantos passam horas à frente dos tele-jornais e das novelas e alegam não ter tempo para agradecer uma gentileza recebida.
    Enfim, se queremos mesmo que nosso mundo melhore, vamos começar praticando a gentileza!! Shalom!!

Nenhum comentário: