SEGUIDORES:

sábado, 19 de abril de 2008

FRACASSO

"Os fracassos estão divididos em    duas classes: aqueles que fizeram sem pensar, e os que pensaram sem fazer" (John Salak) 
     Hoje, quero falar especialmente sobre um dos grandes medos de todos nós: o fracasso. Quem é que não sente um friozinho na espinha só de pensar  que pode fracassar em algum momento da vida?
     O medo de fracassar é responsável por muitos bloqueios da nossa realização pessoal! Este medo geralmente tem origem na infância e numa história de vida  onde existiu muita cobrança, exigência e pouco ou nenhum incentivo à criança. O que se torna responsável muitas vezes, por sentimentos de frustração e infelicidade.
     Natural que nós desejemos alcançar sucesso e realização. Mas se não existirem nós a confiança necessária e a certeza de que possuímos os recursos internos  para realizar seja o que for, nada poderá ser obtido.
     Mas, afinal de contas por que falar da causas do “medo de fracassar”? Será que vai uma formula mágica, para superar fracassos? Talvez! Melhor é  mostrar um exemplo!O que você acha?  Exemplos valem muito mais do que milhares de palavras.
     Meu exemplo, além se servir como lição sobre superar o medo de fracassos. É  um exemplo de vida, uma lição de superação pessoal e principalmente uma demonstração de PAIXÃO. É também, de certa forma, a minha homenagem a um herói. Oexemplo que compartilho com você, chama-se: Maestro João Carlos Martins... Conheça um pouco da sua história e seu exemplo de determinação e superação para todos nós.
   "Maestro João Carlos começou seus estudos aos oito anos com o professor José Kliass e após nove meses vencia o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical.
     Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall no EUA, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a  obra completa de Bach para piano.
     Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa, merecedora de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da  mão direita num acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.
     Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER. Novamente teve que parar  de tocar e desta vez acreditou seria para sempre.
     Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o  mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua  incontrolável paixão o fez retornar.
     Realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao   máximo a beleza das peças clássicas.
     Mas ao realizar um concerto em Sófia na Bulgária, sofreu um ataque em  um assalto. Um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento  das  mãos novamente,. Quando que ele se esforçasva sofria dores intensas nas mãos.  Então, novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar.

      João Carlos perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos.
     Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado Martins Passion, vencedor de quatro Festivais  internacionais.   O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido no Brasil pela TV Cultura.
[- Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar   nem  com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de   Carvalho, que me dizia: 
- Vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.]
     Em maio de 2004 esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis  Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach, já em dezembro,   realizou   a gravação das Quatro Suítes Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra.
     Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.
                             Hoje o Maestro João Carlos Martins, está de volta. Tocando piano com apenas um dedo numa das mãos. Sua história é contada no livro A Saga Das Mãos..."
     Meus aplausos a este exemplo de vida. Uma pessoa que me ensinou a não ter mais medo do fracasso! Tenha um Bom Dia HOJE, sem medo de fracassar...





Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=aZq-gxUSuTk&NR=1
http://www.joaocarlosmartins.com.br/

Nenhum comentário: