SEGUIDORES:

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

“Coração de Estudante: Coração com Esperança”


“Já podaram seus momentos, desviaram seu destino; seu sorriso de menino quantas vezes se escondeu. Mas, renova-se a ESPERANÇA: nova aurora a cada dia; e há de se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto...” (Milton Nascimento).

Posso continuar com Milton: "Quero falar de uma coisa. Advinha onde ela anda? Deve estar dentro do peito ou caminha pelo ar..." Fim de ano, começo de ano, quero falar de ESPERANÇA. O Cristo que nasce é um Pastor de Boas Novas, um Cavaleiro da ESPERANÇA!


Mas falar da ESPERANÇA com jovens? Deveria falar com os velhos para dar alento às suas almas, tempero às suas bocas, aquecer a sua solidão, não deixar morrer a sua fé... No entanto estou falando com jovens. É que desesperança não tem idade. Talvez você seja um desses meninos da música de Milton, um dos que teve o sorriso escondido. E quando o sorriso se esconde e a ESPERANÇA se vai, as portas da tristeza ficam escancaradas. Por estas portas é que entram o fastio da vida, o desalento pelo amanhã e com eles os vícios, as drogas: não há nada mais a se perder...

Adélia Prado, falando da ESPERANÇA em Cristo nos diz: “Se não fosse a ESPERANÇA de que me aguardas com a mesa posta, o que seria de mim eu não sei”.

Não sei como foi o ano de 2008 para você. Talvez tenha sido duro. Não sei que tipo de dureza você encontrou. Mas sei que a nossa dificuldade é sempre pesada, não importa se aos olhos dos outros ela pareça simples e corriqueira. Não sei qual foi a sua dor, mas se ela trouxe junto dela, a perda da ESPERANÇA, este ano traz a mensagem de que mesmo que as tempestades derrubem tudo, são ventos de “agosto”, você pode e deve reconstruir a casa: “Passaram os ventos de agosto, levando tudo. As árvores humilhadas bateram com os ramos no chão. Voaram telhados, voaram andaimes, voaram coisas imensas: os ninhos que os homens não viram nos galhos e uma ESPERANÇA que ninguém viu, num coração” (Cecília Meireles).

Mesmo que em 2008 os ventos levaram a ESPERANÇA do seu coração, em 2009 há oportunidade de restauração. Oportunidade de se curarem as feridas, de reerguer as paredes, de brincar de novo com a vida.

Se você terminou 2008 sem ESPERANÇA, faça como o cisne: estique bem o pescoço, o máximo que você puder – mude a sua história, faça isso movido pela ESPERANÇA! É preciso acreditar. Sem ESPERANÇA não há razão para viver, não há ANO NOVO! Como disse Rubem Alves: “Sem ESPERANÇA nos dissolvemos no atual estado de coisas ou somos devorados pela insanidade”. Desintegramo-nos como pessoas. Somos capazes de agüentar a dor, as perdas, as adversidades da vida, mas é necessário ter ESPERANÇA. É ela que nos traz a mensagem de que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

Gosto de estórias, elas podem nos ensinar muito. A Mitologia também nos oferece uma estória sobre ESPERANÇA:

“Uma vez, Júpiter brigou com Prometeu e resolveu destruir a humanidade. Pensou bem e arquitetou um plano: construiu Pandora, uma linda mulher, com a finalidade nefasta de destruir a alegria dos homens.
Muitos o ajudaram: Vulcano, que era ótimo artesão, esculpiu uma bela imagem. Minerva tratou de tecer um vestido bordado, um véu e uma guirlanda de flores para a sua cabeça. Vênus ofereceu infinita beleza e encantos. Mercúrio colocou a falsidade em seu coração. Apolo fez com que sua voz fosse suave. Pandora estava pronta. Os astros trataram de iluminar a formosa criatura que desceria agora à terra. Com ela Júpiter mandou uma caixa com uma tampa. Nessa caixa estava a sua grande arma. Nela colocou todas as misérias para enfraquecer o corpo dos homens, ali estavam todos os tipos de doenças. Não se dando por satisfeito, colocou também a inveja, a vingança e um monte de outras coisas para desesperar suas almas."
E lá veio Pandora. Aqui chegando, conheceu Epimeteu que se encantou com toda sua beleza. Se encantou tanto, que nem ligou para os conselhos de Prometeu para que ele não aceitasse nenhum presente enviado por Júpiter. A sedução de Pandora foi maior e logo Epimeteu abriu a caixa e dela começaram a asair todas as desgraças do mundo. Depois que todas as desgraças haviam saído, Pandora fechou a caixa e dentro deixou aprisionado a ESPERANÇA.
E a Mitologia nos conta que daquele dia em diante todos os homens foram infelizes, pois ficaram com as misérias do mundo e sem ESPERANÇA para ajuda-los a viver...”.

É apenas uma estória, mas mostra uma verdade: sem ESPERANÇA destruímos nossas vidas. Sem ela não temos para onde ir. Por isso em 2009, não permita que sua ESPERANÇA fique guardada numa verdadeira caixa de “Pandora”. Salve o seu ano! Confiar é justamente esperar ansiosamente conseguir algo que ainda não temos (Rom.8). O Pastor do ANO NOVO quer brilho para o nosso olhar, remédio para as nossas feridas, alimento para a nossa fome, luz para o nosso caminho, alegria para o nosso coração, ESPERANÇA para as nossas almas: “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (I Cor. 2.9).

“Deus, conceda-me a serenidade de aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar às que posso, e sabedoria para conhecer a diferença”.(F. Oetinger e R. Nierburn)

Um super abraço e um beijo com sabor de moranguvaxinanaçãlãociacateiabaera! Desejo a todos meus amigos e alunos um ANO NOVO repleto de realizações!

Profª Kátia Rodrigues da Silva

Nenhum comentário: