SEGUIDORES:

domingo, 19 de setembro de 2010

DESVIOS TEOLÓGICOS EM MÚSICAS QUE CANTAMOS

   A ênfase aos anjos, a falta de conhecimento bíblico quanto a sua função e até mesmo a heresia de que Jeová, o Senhor, é o Anjo da Vitória podem ser vistas em alguns casos que apenas citaremos sem aprofundar a questão.
   Não é problema citar a atividade dos anjos em alguma composição; Muitos homens de Deus da Bíblia testemunharam a providência divina por meio destes seres (Dn 6.28; At 5.19,20; 11.13; 12.8 etc). O problema é atribuir-lhe honra ou funções que não lhes pertence ou mesmo adoração.
   Os anjos são mensageiros (como o próprio nome diz) enviados para servir ao santos (Hebreus 1.14). Algumas seitas colocam a pessoa do Senhor Jesus como um desses seres, o maior deles, e essa heresia pode ser transferida através de músicas que conferem a anjos atributos exclusivos de Cristo.
    A ênfase aos anjos deve ser evitada. Não há edificação nisto senão confusão. Proponho que se componha acerca do Senhor que ordena seus anjos a nosso favor.
 Comecemos com um caso muito sério. O compositor é um conhecido "movimenteiro" mas certamente "cochilou" quando escreveu a letra dessa música:
O Anjo do Movimento
Ele está aquí, Ele e Jeová, é o anjo que dá vitória e chegou e quer te abençoar
Fica ligado que Ele vai te tocar, fica ligado que Ele vai te abençoar
É o anjo do movimento que chegou neste lugar
Fica ligado que Ele agora vai descer e a vitória você hoje vai receber
É o anjo do movimento que chegou neste lugar
Ele está aqui , Ele é Jeová, é o anjo que dá vitória e chegou e quer te abençoar
Composição: Edinaldo do Rio
Álbum: Tá derrotado

   As composições deste senhor são de gosto questionável e contém muitas irregularidades e essa chega ao ponto de dizer que o Deus é o Anjo do Movimento. Falta Bíblia e sobra movimento.

O inimigo pode ter fechado a porta mas o anjo tem a chave ele vai abrir a porta
E glória , glória, glória, glória, glória , glória, glória, glória, glória , glória, glória, glória, glória , glória, glória, glória, glória , glória, glória, glória, glória. 
Gente que dá glória, Jeová desce vitória
 
    A próxima virou sensação no Youtube e causou furor no meio evangélico. Trata da provável experiência que o(a) compositor(a) teve uma certa entidade num lugar chamado Labassurionderrá.  Uma verdadeira "pérola" de mau gosto.A descrição de um anjo bonitinho num lugar estreitinho. Doeu até na alma!
Veja a letra dessa tragédia:

Labassurionderrá

Veja Irmão o lugar que eu andei
Falo do anjo que eu pude contemplar
Ele é lindo, estreitinho e maravilhoso
E o nome do Lugar é Labassurionderrá
I plá, plá, plá, plá plá Labassurionderrá
I plá, plá, plá, plá
Não diminui e nem também posso aumentar
 Veja irmãos que eu ainda vou falar
Deste anjo que eu pude contemplar
Ele tinha as veste branca, olhos de fogo meus irmãos
Só lhe falo do que eu pude contemplar
Ele é alto e o cabelo encaracolado, meus irmãos
Só lhe falo do que eu pude contemplar
Ele é lindo estreito e maravilhoso
e o nome deste anjo é labassuriondêêê
Não diminui e nem também posso aumentar
 Intérprete: Garça Ramalho
 
“Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão” Cl 2.18.

   Uma pequena confusão acerca de nosso futuro glorioso diz respeito à crença errônea de que seremos anjos. Como outras tantas crendices, essa também é repassada pela música que cantamos. Exponho dois exemplos muito queridos e cantados, inclusive por mim (com a devida correção). A primeira é a linda "Um anjo serei", gravação de Zilanda Valentim no álbum do mesmo nome lançado em 1972. 

Não sei quando será que Jesus vai voltar pra levar-me pra o céu
Mais estou confiando na sua promessa e disto estou certo
Um dia eu irei morar lá no céu
O céu não é um sonho. Foi Jesus quem falou realmente existe.
E quando tudo findar, sim irei para o céu pra mora com o rei.
E então contemplar tal.como ele
Irei subir pra lá bem mais alto que as nuvens e os astros também.
Sim o céu é distante mas pra mim não será pois um anjo serei então tudo será 
Muito perto pra mim.
 
   Outra é a tocante "A Ditosa Cidade", cantada por Shirley Carvalhaes no álbum Renúncia, em 1984.

A ditosa cidade deve ser linda
Se eu pudesse eu iria pra lá agora
Veria o Senhor frente a frente
Cantaria naquele imenso coral
Veria anjos e querubins ali
Reunidos, cantando hosanas ao Rei
Breve, este meu pensamento
Será realidade, pois pra lá voarei
Veria ainda todos os discípulos
Que andaram por aqui pregando a palavra
Imagino abraçar Paulo e Tiago
Ver João, Abraão, Isaque e Jacó

Irmão, se ficares em comunhão com Cristo
Naquela linda cidade nós iremos morar
Veremos o Senhor frente a frente
Cantaremos naquele imenso coral
Seremos anjos e querubins ali

Reunidos, cantando hosanas ao Rei
Teremos somente prazer
E muita alegria para sempre
Amém!!!

   Nas duas músicas dizemos que seremos anjos (e também querubins, como dito na segunda música) mas se examinarmos esse argumento à luz do texto de Mateus 22:30 perceberemos que estamos perpetuando um erro, que pode facilmente ser corrigido se cantarmos "Como um anjo serei" ou simplesmente repetirmos no último refrão o texto do primeiro: "Veremos anjos e querubins alí".  O ensinamento de que seremos anjos também é divulgado na música "Anjos" do grupo espírita Acordes.
    Mais do que nunca, observemos e aceitemos o que a Palavra nos diz:
 “Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tess 5:21)
“Cantarei com o espírito, mas cantarei também com a inteligência” (l Cor 14.15)

 Li primeiro no Blog: silvio-araujo.blogspot.com

Nenhum comentário: