SEGUIDORES:

sábado, 24 de maio de 2008

JULGAMENTO

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais. (Drummond de Andrade)
    Tendo certeza que este ano está sendo muito especial para você! Quero sentir agora um gostoso sorriso em seus lábios e peço que não me julgue abusada, porque é isso que quero e desejo que esteja acontecendo.
    A propósito, você costuma julgar antes de verificar?...Se disser que não você é mesmo uma pessoa especial, porque a maioria, e eu me incluo, costuma julgar no primeiro momento, na primeira impressão.
    Coisa feia! Temos que nos corrigir o quanto antes, mesmo porque nós não gostamos de sermos julgados, então porque julgamos?...
    Seria tão mais simples, economizaríamos tantos pensamentos, palavras não seriam tão desperdiçadas, nosso organismo não precisaria liberar tanta adrenalina, tantas rugas seriam economizadas, se antes de pré-julgarmos fôssemos buscar a verdade, a realidade do acontecido.
    Preste atenção nesta historinha de autoria desconhecida:
O Coelho e o Cachorro
    "Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação. O homem comprou um filhote de pastor alemão.
    Conversa entre os dois vizinhos:
- Ele vai comer o meu coelho!
- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos "pegar" amizade...
    E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa.
    As crianças, felizes com os dois animais. Eis que o dono do coelho foi viajar com a família e o coelho ficou sozinho. No domingo, à tarde, o dono do cachorro a família tomavam um lanche quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra, morto.
    Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo, o cão levou uma surra!
    Dizia o homem:
- O vizinho estava certo, e agora? Só podia dar nisso! Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora?!
    Todos se olhavam. O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos.
- Já pensaram como vão ficar as crianças?
    Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível:
- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha.   
   E assim fizeram. Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. Logo depois ouvem os vizinhos chegarem.
   Notam os gritos das crianças.
- Descobriram! Não passaram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho, o coelho...
- O que tem o coelho?
- Morreu!
- Morreu?
    Ainda hoje à tarde parecia tão bem.
- Morreu na sexta-feira!
- Na sexta?
- Foi. Antes de viajarmos as crianças o enterraram no fundo do quintal e agora reapareceu!"

    A história termina aqui. O que aconteceu depois não importa. Mas o grande personagem desta história é o cachorro.
  Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre o corpo morto e enterrado.
   O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando fazer ressuscitá-lo. O que você pôde concluir depois de lê-la?...

  Com certeza, que nós, seres humanos somos pré-julgadores de carteirinha. Gostamos de desvalorizar nosso próximo na primeira oportunidade que surge até mesmo os animais não nos escapam. Tiramos conclusões erradas e nos julgamos donos da verdade. Está na hora de revertermos este quadro você não acha?
    Que tal fazermos um exercício diário: a cada tentativa de julgamento, busquemos um espelho e frente a ele, tentemos nos julgar.   Depois disso, tente julgar seu próximo... Tenho certeza que não vai ter mais ânimo, porquê?...
    Você é quem vai se responder esta pergunta. Confio na sua capacidade e sei que a partir de hoje vai ser uma pessoa mais flexível, fazendo a diferença! Eu, já estou praticando este exercício diário, e você, vai se juntar aos que fazem a diferença?...
    Do meu coração para o seu: "diferente é aquele que ousa buscar a verdade sem medo de errar."
Cássia Vicente
Aprendiz das pequenas/grandes oportunidades que a vida nos oferece.
Jataí - GO
Contato com a autora: cassiavicente177@hotmail.com

Nenhum comentário: